Santa Maria da Feira

Contra encerramento das escolas

A CDU de Santa Maria da Feira tem acompanhado com preocupação o processo em curso de encerramento de seis estabelecimentos escolares, no concelho.
«A decisão do Governo em encerrar todas as escolas com menos de 20 alunos é, desde logo, uma opção que não tem em conta as realidades económicas, sociais e culturais de cada região do País. A justificação de que as crianças seriam conduzidas para outras escolas com melhores condições físicas e pedagógicas, não é suficiente para, de forma cega, encerrar aqueles estabelecimentos», afirmam, em nota de imprensa, os comunistas de Santa Maria da Feira, sublinhando que, «na maioria dos casos, não existem essas condições, nem estão devidamente assegurados os serviços indispensáveis, nomeadamente quanto ao transporte em condições satisfatórias de crianças de tão tenra idade».
Denunciam ainda que alguns dos seis estabelecimentos que se pretendem encerrar têm uma frequência superior aos limites fixados pelo Ministério da Educação, como são os casos da Escola da Mata, em Riomeão e da Escola de Manhouce, em Arrifana. Por outro lado, «estranha-se que entre o rol das escolas a encerrar estejam algumas que mereceram recentemente obras de beneficiação», destacam os eleitos do PCP.
«Também parece evidente não estarem disponíveis os tais meios alternativos, previstos na Carta Educativa, para que as crianças e as famílias tenham as necessárias condições para uma aprendizagem de qualidade. Lamenta-se que a própria autarquia não tenha tomado a iniciativa atempada de discutir com as populações e os parceiros envolvidos (encarregados de educação e docentes e não docentes) esta alteração profunda na estrutura educativo do concelho», concluem os comunistas.


Mais artigos de: Nacional

«Solução consensual»

Carlos Humberto de Carvalho, autarca da Câmara do Barreiro, foi eleito presidente da Junta Metropolitana de Lisboa com 11 votos a favor dos 18 líderes dos municípios que integram a Grande Área Metropolitana de Lisboa.

Morreu o escritor Orlando da Costa

O romancista e poeta Orlando da Costa morreu, sexta-feira, em Lisboa, aos 76 anos de idade. O PCP manifestou o seu pesar pela morte do escritor.

Equação do diálogo incómodo<br>na memória de Ruy Luís Gomes

A 25 de Dezembro de 2005, quando se completaram 100 anos sobre o nascimento de Ruy Luís Gomes, Portugal andava em campanha eleitoral para as presidenciais, o direito que o Estado Novo lhe negou, em 1951, quando se apresentou como o candidato «do povo e pela paz». A data passou; as eleições também, com esse resultado...

Resolver os problemas<br>habitacionais de Marvila

Por proposta do PCP, a Câmara Municipal de Lisboa vai pedir ao Estado que receba os quase 1500 fogos dos bairros dos Lóios e das Amendoeiras, em Marvila, actualmente geridos pela Fundação D. Pedro IV.O Executivo da autarquia lisboeta aprovou, na passada semana, dia 25 de Janeiro, em reunião pública, a proposta dos...

Nova escola vai ser uma realidade

O presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, Vítor Proença, e a vereadora do pelouro da Educação, Margarida Santos, acompanhados por técnicos da autarquia, estiveram reunidos, no dia 17 de Janeiro, com técnicos da Direcção Regional da Educação do Alentejo (DREA), num encontro que decorreu no Salão Nobre da...

Comunistas contra autocarros alternativos

Os comunistas do Porto acusaram, na passada semana, a maioria PSD/CDS-PP na Câmara Municipal de alimentar a estratégia da operadora local de transportes urbanos de se «livrar» das carreiras menos rentáveis, ao admitir criar autocarros alternativos.A Sociedade de Transportes Colectivos do Porto (STCP) tem em curso um...