Congresso do PC do Brasil

Realizou-se entre 20 e 23 de Outubro, em Brasília, o 11.º Congresso do Partido Comunista do Brasil, que discutiu a resposta à nova e complexa situação política no país. O Congresso do PC do B foi marcado por grande participação (cerca de 1100 delegados) e combatividade, tendo reafirmado a unidade do partido, num quadro de continuação da assumpção de responsabilidades do PC do B no Governo de Lula da Silva, apesar de críticas feitas, nomeadamente à política macro-económica.

O congresso do PC do B, ao qual assistiriam 45 delegações estrangeiras, entre as quais o PCP, aprovou alterações aos Estatutos, que visam, segundo os comunistas brasileiros, a sua adaptação a um partido de massas em rápido crescimento. Dez delegações estrangeiras usaram da palavra na tribuna do Congresso. O PCP, representado por Jorge Cordeiro, membro da Comissão Política e do Secretariado do CC, expressou a vontade de prosseguir o estreitamento das relações de amizade e cooperação entre o PCP e o PC do B.


Mais artigos de: PCP

Resposta a um convite

O PCP, partido convictamente internacionalista, atribui uma grande importância ao fortalecimento do movimento comunista e ao reforço da cooperação e unidade na acção de todas as forças progressistas, de esquerda, anti-imperialistas. Mantendo relações internacionais muito intensas e diversificadas no plano bilateral – de que são nomeadamente expressão o elevado número de delegações estrangeiras presentes no XVII Congresso e na 29.ª edição da Festa do Avante! – o PCP presta uma grande atenção a iniciativas e formas de articulação e cooperação no plano europeu e mundial. Fá-lo evidentemente com completa independência de juízo, respeitando opiniões diferentes da sua, mas não acompanhando e contrariando processos e projectos que considere inapropriados e negativos. Tal é o caso do «Partido da Esquerda Europeia», acerca do qual o XVII Congresso se pronunciou criticamente.

Discriminações subsistem

A falta de respostas adequadas às necessidades específicas das pessoas portadoras de deficiência foi a nota mais evidente do debate que a Comissão do PCP para a área da deficiência promoveu, na quinta-feira passada, dia 20, no CT Vitória, em Lisboa.

Jerónimo de Sousa<br> almoça com membros de ORT’s

Jerónimo de Sousa, secretário-geral do PCP e candidato comunista à presidência da República, almoça no próximo dia 12 de Novembro no Seixal com delegados e dirigentes sindicais, membros de comissões de trabalhadores e de comissões de Higiene, Saúde e Segurança no Trabalho apoiantes da sua candidatura. O almoço, promovido...