Contra o aumento da idade de reforma

Greve nacional de enfermeiros

O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses, SEP, agendou para ontem e hoje uma greve nacional, por o Governo não respeitar os compromissos que assumiu perante a classe.
Sobre o aumento da idade de reforma, a estrutura sindical recorda o compromisso assumido por Sócrates, de que cada sector devia apresentar, até 30 de Novembro, estudos que pudessem justificar o acréscimo. Mas, segundo o SEP, nem a Secretaria de Estado da Administração Pública nem o Ministério da Saúde o fizeram relativamente aos enfermeiros.
O sindicato recorda um estudo de 1997, apresentado no II Congresso Nacional da Sociedade Portuguesa de Psicologia da Saúde, onde foram identificados altos índices de stress decorrentes da sobrecarga de trabalho, salários baixos, de ambições frustradas e falta de recursos. O mesmo estudo revelava que 12 por cento dos inquiridos tinham mesmo tentado o suicídio e 86,8 por cento sofreram esgotamentos, tendo a depressão atingido entre 33 e 68 por cento dos inquiridos.
O SEP exige o direito ao estatuto de aposentação, a negociação da carreira, emprego estável com direitos e um sistema de avaliação que, ao contrário do actual, «não estimule a mediocridade», refere a convocatória.


Mais artigos de: Trabalhadores

Professores cercam o ME

Professores contratados e desempregados cercaram o Ministério da Educação num cordão humano, dia 10. Exigem direito ao emprego, à profissionalização e à integração na carreira.

Rodoviários exigem fiscalização

Centenas de motoristas de transportes rodoviários portugueses e espanhóis cortaram a fronteira do Guadiana e manifestaram-se em Vilar Formoso num Dia Internacional de Luta.

Rejeitadas políticas de direita

Numa análise aos resultados eleitorais de domingo, a CGTP-IN salientou, num comunicado de dia 10, que embora se tenha tratado de eleições autárquicas, «os resultados obtidos pelos diversos partidos permitem afirmar que os portugueses disseram, mais uma vez, um claro não às políticas de direita, injustas e limitadoras do...

Operários marcham até Vila Franca

Os trabalhadores da empresa Cimianto, Sociedade Técnica de Hidráulica, sediada em Alhandra, tinham agendado para ontem uma marcha desta localidade até Vila Franca de Xira para exigir o pagamento de aumentos de salários em dívida e protestar contra o agravamento do horário de trabalho de 40 para 50 horas semanais.Ao...

Luta laboral recrudesce

Ao sintetizar as movimentações de trabalhadores marcadas para o mês de Outubro, a Inter «apela aos trabalhadores e trabalhadoras portugueses para que adiram e participem massivamente» nas diversas lutas.