Debater a vida com os olhos no futuro

No Pavilhão Central

Fórum debates

Sexta-feira

21h30 - O 60.º aniversário da vitória sobre o nazi-fascismo na Segunda Grande Guerra, com a participação de Albano Nunes, membro do Secretariado e da Comissão Política do Comité Central do PCP, Manuela Bernardino, também do Secretariado do CC e da secção internacional do Partido, e João Frazão, membro da Comissão Política do CC. O debate conta ainda com membros das delegações do Partido Comunista da Federação Russa e do Partido Comunista da República Checa.

Sábado

15h00 - Portugal, problemas, luta e alternativa, com a participação do membro do Secretariado e da Comissão Política do CC do Partido e deputado Francisco Lopes, os membros do CC, Vasco Cardoso e Fátima Messias, para além do dirigente da USP/CGTP-IN e membro do CC, João Torres e o economista da CGTP-IN, Eugénio Rosa.

18h00 - A União Europeia, presente e futuro com o deputado membro do Secretariado e da Comissão Política do Comité Central, Agostinho Lopes, os eurodeputados do PCP, Ilda Figueiredo e Pedro Guerreiro, o dirigente da USL/CGTP-IN e membro do CC, Arménio Carlos e João Vieira, da Confederação Nacional da Agricultura.

21h30 - CDU nas autarquias – um projecto com futuro, onde participarão o membro do Secretariado e da Comissão Política do CC, Jorge Cordeiro, o Presidente da Câmara Municipal de Moura, José Maria Pós-de-Mina e o vereador da CDU no Porto, Rui Sá.

Domingo

15h00 - Direitos das Mulheres em Portugal: situação e perspectivas, com a membro da Comissão Política do CC do PCP, Fernanda Mateus, a dirigente do Movimento Democrático das Mulheres, Graciette Cruz, o membro do CC do Partido, Júlio Vintém e Regina Marques e Silvestrina Monteiro.

À conversa com...

Sexta-feira

21h30 - 31 anos de desporto em Portugal com Bruno Correia, membro do secretariado da Festa e do seu sector de desporto, para além de Odete Graça e Artur Martins.

Sábado

15h00 - Organizar, intervir e lutar nas empresas e locais de trabalho, com Armindo Miranda, da Comissão Política do CC do PCP, Alexandre Teixeira e José Timóteo, também do CC.

18h00 - A batalha das ideias e a imprensa do Partido, com Aurélio Santos da Comissão Central de Controlo do Partido, o jornalista Fernando Correia e Augusto Flor.

21h30 - Serviços públicos e as funções sociais do Estado, com o membro da Comissão Política do CC do Partido, Jorge Pires, o presidente do STAL/CGTP-IN Francisco Brás, a sindicalista Ana Avoila e Jorge Castro.

Domingo

15h00 - Resistência e luta contra o imperialismo, com o membro do CC e da secção internacional do Partido, Ângelo Alves e a membro do Comité Português para a Paz e Cooperação, Sandra Benfica.

Debates no Auditório do Espaço Ciência

Sábado

15h00 – Patentes vs. Propriedade Intelectual.

16h30 – As TIC’s como factor de desenvolvimento local.

Domingo

15h – As Tecnologias da Informação e Comunicação, perspectivas ideológicas.

Auditório da Ciência

Sexta-feira

21h00 – Catástrofes Naturais/Prevenção Sísmica, com Prof. Luís Matias e Prof. Mourad Bezzeghoud, INM Geofísica, SN Protecção Civil.

Sábado

18h30m – Preservação dos Recursos e Património Geológico, com Prof. Galopim de Carvalho e Profª Helena Henriques.

21h – Pressão Urbanística nas Zonas Costeiras/Medidas de Prevenção, com Prof. João Alveirinho Dias, Dr. José Lourenço – Vereador da C.M. Almada e ICN.

Auditório do Espaço Astronomia (junto ao lago)

Sábado

16h00 – Astronomia, Ciência – Conhecimento, com o Prof. Máximo Ferreira e Prof. António Costa.

18h00 – 2005 Ano Mundial da Física, com Prof. Frederico de Carvalho, e representante da Sociedade Portuguesa de Física.

Domingo

15h30 – Einstein, o físico revolucionário, com o Prof. Rui Namorado Rosa e representante da Sociedade Portuguesa de Física.

Espaço da Juventude

Debates no Palco Multiusos

Sábado

13h00 às 15h00 – A música portuguesa e a juventude

16h00 às 17h00 – Sessão de solidariedade com os cinco patriotas cubanos

17h00 às 19h00 – Debate sobre a situação política

Domingo

15h00 às 17h00 – O 16.º Festival Mundial da Juventude e dos Estudantes

Espaço Internacional


Sábado

15h00 – Guerra e resistência dos povos do Médio Oriente, com o membro da secção internacional do PCP, Jorge Cadima, o investigador e activista do Movimento de Solidariedade com o Povo Palestiniano, Silas Cerqueira e representantes de partidos do Médio Oriente.

18h30 – Solidários com Cuba, com a membro do Secretariado do CC do PCP, Manuela Bernardino, a esposa de um dos cinco patriotas cubanos prisioneiros nos EUA, Rosa Aurora Freijanes, a escritora cubana e prémio nacional da literatura cubana, Nancy Morejón e o membro da secção internacional do CC do PC de Cuba, Julio Alfonso.

Domingo

15h00 – Não à ofensiva social securitária e militarista na Europa, com o membro do CC do PCP e dirigente da USL/CGTP-IN, Arménio Carlos, o eurodeputado e membro do CC, Pedro Guerreiro e o dirigente do Conselho Português para a Paz e Cooperação, Vítor Silva.

No espaço magno da solidariedade internacionalista da Festa estarão presentes 40 delegações estrangeiras e espera-se a confirmação ainda da presença da delegação do PC da Colômbia e do PC da Venezuela.
Além do programa musical para este espaço que divulgámos na semana passada, há a acrescentar ainda a Música Popular Portuguesa de Miguel Patrício, a partir das 00.15 de sexta-feira, no Palco da Solidariedade.

Café-Concerto

Sábado

16h00 – Lisboa e Cesário Verde – Poeta, Povo, Cidade, com Rita Magrinho, Manuel Gusmão e Filipe Diniz.

18h30 – Lançamento do Caderno Vermelho n.º 13.

Domingo

16h30 – A saída da crise. Como superar os défices?, com Eugénio Rosa e Tiago Cunha.

Solidariedade com os cinco cubanos
(debates com Rosa Aurora Freijanes, esposa de um dos patriotas cubanos)

Para além dos debates anunciados, também o Palco de Setúbal será cenário para um debate com Rosa Aurora Freijanes, no sábado às 14h30.


Mais artigos de: Argumentos

Políticas religiosas e religiões políticas

Por poderosos que sejam os Estados, as guerras que desencadeiam acabam sempre por arruinar os seus sistemas económicos. É só questão de tempo. Por isso, o império americano já sente o gosto amargo dessa angústia. Quanto a Israel, com uma catástrofe económica à vista, decidiu inesperadamente mudar de estratégia...

Jardim e o resto

Lá tivemos o incomparável gosto de ver na televisão o dr. Alberto João, desta vez espumando de patriotismo, a anunciar que rejeitava a suposta rendição perante Espanha, ou talvez antes perante Castela, não estou bem certo acerca deste ponto. A questão, como decerto se lembram todos os que viram e ouviram o doutor, é a de...

Investigação básica e inovação

Li recentemente numa entrevista feita a Murteira Nabo, neste caso na sua qualidade de responsável da COTEC PORTUGAL - Associação Empresarial para a Inovação -, uma associação criada, e com nome idêntico, à semelhança das que existiam já noutros países, nomeadamente em Espanha e Itália, se não estou em erro, pois percebi...