Passeio solidário para apreciar a paisagem

Cicloturismo até à Atalaia

No vasto programa de modalidades, no âmbito da Festa do Avante!, a prova de cicloturismo tem sido uma das mais participadas e está marcada para o próximo dia 28. Além da importância desportiva do evento, a prova serve também para divulgar a Festa.
Não se trata de uma prova de competição nem de velocidade, mas de um passeio informal. A organização apela para que se cumpram as regras de solidariedade com os que tenham mais dificuldades a percorrer a prova, de forma que o evento contribua para uma sã camaradagem entre todos os ciclistas.
Este ano percorre 74,5 quilómetros e a concentração está marcada para as 8 horas, junto à Praça de Touros de Alcochete, seguindo pelo Samouco, o Montijo, Afonsoeiro, Jardia, Pinhal Novo, Palmela, Olhos d’Água, Moita, Alhos Vedros, Baixa da Banheira, Lavradio, Barreiro, Coina, Paio Pires, Seixal, Arrentela, Paivas, Amora e termina na Quinta da Atalaia.
A prova destina-se a ambos os géneros e é aberta a maiores de 12 anos e a menores desde que autorizados ou acompanhados pelos pais. Os participantes ficam obrigados a cumprir uma velocidade cuja média final se situe abaixo dos 20 quilómetros por hora.
Há medalhas para todos os participantes, troféus para os ciclistas mais novos e mais idosos e as inscrições podem ser feitas no próprio dia, através do telefone 212224000, das 09h30 às 12h00 e das 14h00 às 17H00, ou da morada na internet, [email protected]

Pesca desportiva
Conviver na pescaria

Na cada vez mais harmoniosa baia natural do Seixal decorre, também no dia 28, o convívio de pesca desportiva da Festa, onde podem inscrever-se todos os pescadores individuais, por equipas ou agrupamentos federados ou não.
A inscrição tem almoço incluído e é de 7 euros para participantes individuais, 10 euros por equipa e o mesmo preço por agrupamento.
Além da Comissão Nacional de Desporto da Festa do Avante!, a iniciativa é também organizada pela Sociedade Recreativa do Bairro da Bela Vista, da Charneca da Caparica.
A concentração tem lugar no largo do Seixal às 7 horas e o sorteio está previsto para as 8.
Nas instalações da antiga fábrica corticeira, Mundet, decorrerá às 12h30 a entrega do pescado e uma hora depois iniciar-se-á o almoço e a entrega de prémios.

Pontuações

As corvinas, as douradas, os pargos e os linguados valem 4 pontos por grama e devem ter um peso mínimo de 100 gramas. Os robalos, os sargos, as bailas e as choupas valem três pontos, a partir do mesmo peso, e as tainhas e as salemas valem um ponto. Há ainda meio ponto para as capturas de bodiões e outras espécies excepto safios, moreias, enguias e moluscos, com o mesmo peso mínimo.
É proibido pescar ou engodar antes do início da prova, marcar o pesqueiro sem material e utilizar mais do que uma cana em simultâneo, e obrigatório apresentar a ficha do pescado aos fiscais, sempre que solicitado e apresentar o pescado com a ficha do mesmo em bom estado de conservação.
A prova tem uma duração de quatro horas, a classificação é individual e após a pesagem, o pescado é pertença dos pescadores.
Há prémios em taças ou troféus até ao 45.º classificado, até à 10.ª equipa e até ao 3.º agrupamento.
As inscrições estão abertas e devem efectuar-se na Comissão Nacional de Desporto da Festa do Avante!, através dos mesmos contactos enunciados na prova de cicloturismo.

Correr e competir desportivamente
Corrida da Festa 2005

Encontram-se também abertas as inscrições gratuitas – através dos mesmos contactos - para a prova de corrida onde os atletas vão percorrer 10 quilómetros, essencialmente em estrada, no domingo da Festa, 4 de Setembro pelas 9h30. É uma prova gratuita, destinada a participantes de ambos os sexos, representantes de clubes, federados ou não, ou atletas individuais, nos escalões de juniores, seniores e veteranos do primeiro ao quinto escalão.
Os atletas partem junto ao campo do Amora – junto à Festa – pelas 9h30, percorrem as artérias principais do Seixal e regressão à Quinta da Atalaia, pela porta junto à baia do Seixal.
Os vencedores absolutos masculino e feminino terão direito a uma viagem de quatro dias à Madeira com pequeno almoço incluído, a gozar no mês de Outubro.
As quinze primeiras equipas receberão trofeus e taças, à semelhança dos cinco primeiros atletas de cada equipa, independentemente do escalão. Há ainda troféus e taças do 1.º ao 3.º classificado em cada escalão.
Os atletas devem ser portadores dos seus bilhetes de identidade ou cédula pessoal e não podem ter nenhuma contra-indicação médica para a prática da corrida.
A prova respeitará o regulamento da Federação Portuguesa de Atletismo e conta com um reabastecimento ao quilómetro 5, e outro no final da prova.


Mais artigos de: Festa do Avante!

Realidades, vivências e lutas

A Festa apresenta a retrospectiva das lutas em que o Partido esteve empenhado durante o ano em cada região e marcam cada espaço regional que se completa com os produtos do trabalho e do talento dos portugueses, através do artesanato, da gastronomia nacional e de criações artísticas. Tudo conflui numa completa exposição do carácter multifacetado e criador do nosso povo.

Ao trabalho, camaradas!

A menos de três semanas da abertura, centenas de construtores voluntários deslocam-se à Quinta da Atalaia onde convivem e constróem a Festa, contribuindo de forma decisiva para o sucesso de um evento que é de todos os que a fazem e visitam.

Café-concerto de Lisboa

Com palco, sombra e cadeiras de esplanada, o espaço do Café-concerto de Lisboa apresenta um multifacetado programa cultural onde o debate, a música, a literatura, o teatro e a poesia se encontram.O espaço – que é decorado com poemas de homenagem a Cesário Verde - vai abrir na sexta-feira, pelas 21h30, com uma encenação...