Realidades, vivências e lutas
A Festa apresenta a retrospectiva das lutas em que o Partido esteve empenhado durante o ano em cada região e marcam cada espaço regional que se completa com os produtos do trabalho e do talento dos portugueses, através do artesanato, da gastronomia nacional e de criações artísticas. Tudo conflui numa completa exposição do carácter multifacetado e criador do nosso povo.
Açores
Apesar das distâncias e dificuldades, os Açores trazem um significativo roteiro gastronómico, com uma série de produtos característicos e de artesanato seleccionado. Estará em evidencia o papel que uma açoreana de S. Jorge, a camarada Maria Machado, teve na luta do Partido. Sobre a luta, a organização apresenta o que foi a intervenção dos comunistas durante este ano no arquipélago. Fornecer alguns elementos de informação sobre a luta dos comunistas nos Açores. São estes os principais objectivos do stand.
«Rubina» é uma pequena peça de teatro sobre a vida e a luta de Maria Machado, escrita e encenada por Leandro Vale, e será interpretada, em várias sessões, pelo Teatro em Movimento, no espaço dos Açores na Festa, a par de uma exposição em memória dessa figura do PCP.
Alentejo
Uma vez mais, o Alentejo trás a região à Atalaia. Em ano de eleições autárquicas importa destacar – como estará patente na exposição política – o trabalho da CDU que se tem empenhado na defesa dos interesses das populações na região.
O espaço é ainda local de convívio, de reencontro de muitos que não vivendo já nas suas terras de origem, podem aqui reencontrar-se entre recordações com sabores e tradições aos quais continuam ligados.
Cada organização regional – Beja, Évora, Litoral Alentejano e Portalegre – procura com o seu maior empenho acolher bem todos os que a visitam.
Algarve
O trabalho e o Partido na região, o 60.º aniversário da derrota do nazi-fascismo, o 17.º Congresso do PCP, a campanha de contactos, a seca extrema do Algarve e os fogos florestais serão os temas fortes deste ano. Destaca-se ainda um debate sobre a «Seca no Algarve e o perigo da privatização da água», sábado às 17 horas.
O Restaurante-Marisqueira, a Tasquinha Algarvia, o Bar Cocktail, uma doçaria e o artesanato regional garantem que nada falte para um agradável e fraterno ambiente de convívio.
Aveiro
A Ria de Aveiro e o Barco Moliceiro - embarcação destinada à colheita e transporte da vegetação aquática, ocupação conhecida pelo termo popular «apanha do moliço», hoje praticamente extinta - vão estar em destaque neste distrito. A difícil situação social, a luta dos trabalhadores contra a política de direita e a intervenção do PCP junto deles, serão temas em evidência.
A gastronomia do distrito terá como prato forte do seu restaurante o genuíno leitão assado à Bairrada.
Braga
Além da gastronomia, dos doces, do artesanato e do vinho, no Minho também são fortes as tradições de luta nos têxteis, na indústria eléctrica, contra as deslocalizações e os trabalhadores de Braga não têm por costume baixar os braços. As lutas vão estar presentes na exposição política. Um vasto leque de artigos regionais podem ser vistos e adquiridos no espaço da DORBraga.
Bragança
O distrito de Bragança decora o seu pavilhão com o «Ciclo de Pão». Todas as fases deste ciclo – a terra lavrada, as searas e a cozedura, farão parte da exposição da região transmontana. No espaço dos «Produtos da Terra» poderá ser adquirido pão de trigo e centeio, o mesmo pão que será fornecido com as refeições da cozinha regional e do Solar da Mirandesa onde não falta a famosa posta.
A exposição política reflecte a intensa actividade e as propostas do PCP para o Nordeste Transmontano, onde as eleições autárquicas terão um papel de relevo.
Castelo Branco e Guarda
Castelo Branco e Guarda estarão, este ano, representadas conjuntamente na Festa do Avante!. A exposição política divide-se em dois temas: «Eleições Autárquicas, Candidatos, Propostas» e a «Actividade do Partido nos Distritos».
Os visitantes poderão encontrar aqui produtos regionais e artesanato da Beira Interior.
Coimbra
Há sempre boas razões para procurar o espaço da Organização Regional de Coimbra. A informação sobre a actividade política e as lutas na região são motivos fortes para essa procura. Além disso, é ponto de encontro seguro para rever amizades e saudável forma de matar as saudades dos encantados por Coimbra.
Leiria
A Organização Regional de Leiria do PCP, como vem sendo hábito, terá na Festa vários motivos de interesse para o visitante, pretendendo mostrar a vida, a luta e os costumes da região.
O trabalho, o desenvolvimento e a luta dos trabalhadores do distrito, assim como a actividade e organização do Partido estarão patentes em exposição.
Para além da gastronomia, poderá ainda encontrar o «Stand do Vidro», onde o cristal e o vidro de qualidade da Marinha Grande terão destaque, um «Sai Sempre» com prémios de excelente qualidade e onde poderão adquirir milhares de prendas, e o «Forno do Pão», uma expressão artesanal do povo do distrito, com o já requisitado «Pão Quente com Chouriço».
Lisboa
O tema central do espaço da Organização de Lisboa será o trabalho realizado pelos eleitos locais do PCP e da CDU nas autarquias do distrito. Através de uma exposição, 72 painéis enquadrados com uma linha gráfica comum apresentam as principais propostas da CDU para os diversos concelhos. Os visitantes poderão ainda contactar com grande parte dos candidatos da CDU às câmaras e assembleias municipais dos 16 concelhos de Lisboa.
O 60.º aniversário da vitória sobre o nazi-fascismo terá também um tratamento especial, uma vez que a decoração de todo o espaço será comporto por painéis com fotos e textos alusivos ao tema.
A frontear a região de Lisboa estará um painel de grandes dimensões dedicado ao reforço do Partido, ao 17.º Congresso do PCP e às lutas dos trabalhadores.
A decoração da Praça Central da organização prestará uma homenagem a Álvaro Cunhal. Nessa mesma praça, os visitantes podem desfrutar de um Espaço Vídeo que apresenta elementos áudio-visuais sobre o trabalho desenvolvido nas autarquias e as mais recentes lutas dos trabalhadores.
No Café-Concerto estará patente uma exposição de homenagem à cantora cabo-verdiana, Cesária Évora, além de uma vasta programação cultural e musical onde não faltam debates com vários motivos de interesse.
Madeira
A Organização da Região Autónoma da Madeira apresenta «30 anos de luta das mulheres» madeirenses por melhores condições de vida.
A gastronomia terá o seu ponto forte com a espetada de carne de vaca em espeto de louro, acompanhado de milho frito, bem como o bolo de caco (pão tradicional), e o cachorro no bolo caco. Haverá, igualmente, sopa de trigo, caldo de romaria e carne de vinho e alhos. Em termos de bar, na típica tasca madeirense, será servida a famosa poncha de aguardente. O espaço completa-se com o artesanato, a doçaria e a licoraria típicas.
Porto
O espaço da ORPorto será, este ano, enquadrado por grandes painéis que mostram a Ribeira do Porto e a Ponte D. Luís.
A luta dos comunistas e a sua actividade e dos movimentos sociais e cívicos do distrito estarão presentes na exposição política. No espaço da ORP haverá também a referência a grandes vultos da região, como o poeta Eugénio de Andrade e o Prof. Ruy Luís Gomes.
Santarém
«Quando o Tejo passa, algo acontece sempre, porque um rio tem as suas glórias e os seus dramas. Como os homens», expressou, um dia, Alves Redol. Subordinado ao rio e aos barcos estará o espaço da Organização Regional de Santarém.
A organização abordará, em exposição, os 30 anos de Poder Local Democrático, a gestão da CDU, o trabalho feito e o papel dos comunistas nas autarquias.
A gastronomia e dos vinhos ribatejanos e os momentos de fandango serão um complemento do Ribatejo na Festa do Avante!.
Setúbal
Numa região onde PCP e a CDU têm uma forte intervenção autárquica, o Poder Local democrático, as suas conquistas e realizações, o balanço do trabalho no mandato 2001-2005, as propostas do Partido e da CDU para a Península de Setúbal e a batalha das Eleições Autárquicas, serão temas centrais da exposição política.
Em destaque estará também a acção e a influência social e política do PCP na região, a luta dos trabalhadores e das populações contra a política de direita.
À exposição política juntam-se os vários produtos e os pratos típicos regionais.
Viana do Castelo
Viana do Castelo tem este ano um pavilhão coberto de cerca de 500 metros quadrados. Ai funcionarão três áreas distintas e integradas: um stand de artesanato, uma venda de produtos gastronómicos e de doces e uma adega regional com serviço de bar e restaurante.
Pode ainda encontrar postais de Vilar de Mouros, uma edição de seis Avantes clandestinos que referenciam lutas travadas no Alto-Minho, antes do 25 de Abril, uma estatueta – edição da Direcção Regional de Viana do Castelo, no 25.º aniversário do 25 de Abril -, e vários materiais de campanha de fundos para a reconstrução do Centro de Trabalho de Viana do Castelo.
Vila Real
O espaço de Vila Real destaca a actividade do Partido desenvolvida no último ano. Os painéis apresentados darão expressão visual às iniciativas realizadas em torno do 84.º aniversário do PCP, das comemorações do 25 de Abril e do 1.º de Maio e também à intervenção dos seus militantes no movimento associativo, em particular nos movimentos de agricultores.
Os comunistas de Vila Real darão conta das principais propostas da CDU para a região.
Viseu
A presença do distrito na Festa está melhorada e renovada, chamando a atenção do visitante para as características culturais e tradições beirãs. A decoração pretende mostrar as casas das aldeias serranas.
Haverão ainda, em painéis morais, mensagens políticas demonstrativas do trabalho dos comunistas no distrito, a luta dos trabalhadores por uma nova política e dos agricultores e compartes de baldios em defesa da agricultura familiar, por um mundo rural vivo.
Apesar das distâncias e dificuldades, os Açores trazem um significativo roteiro gastronómico, com uma série de produtos característicos e de artesanato seleccionado. Estará em evidencia o papel que uma açoreana de S. Jorge, a camarada Maria Machado, teve na luta do Partido. Sobre a luta, a organização apresenta o que foi a intervenção dos comunistas durante este ano no arquipélago. Fornecer alguns elementos de informação sobre a luta dos comunistas nos Açores. São estes os principais objectivos do stand.
«Rubina» é uma pequena peça de teatro sobre a vida e a luta de Maria Machado, escrita e encenada por Leandro Vale, e será interpretada, em várias sessões, pelo Teatro em Movimento, no espaço dos Açores na Festa, a par de uma exposição em memória dessa figura do PCP.
Alentejo
Uma vez mais, o Alentejo trás a região à Atalaia. Em ano de eleições autárquicas importa destacar – como estará patente na exposição política – o trabalho da CDU que se tem empenhado na defesa dos interesses das populações na região.
O espaço é ainda local de convívio, de reencontro de muitos que não vivendo já nas suas terras de origem, podem aqui reencontrar-se entre recordações com sabores e tradições aos quais continuam ligados.
Cada organização regional – Beja, Évora, Litoral Alentejano e Portalegre – procura com o seu maior empenho acolher bem todos os que a visitam.
Algarve
O trabalho e o Partido na região, o 60.º aniversário da derrota do nazi-fascismo, o 17.º Congresso do PCP, a campanha de contactos, a seca extrema do Algarve e os fogos florestais serão os temas fortes deste ano. Destaca-se ainda um debate sobre a «Seca no Algarve e o perigo da privatização da água», sábado às 17 horas.
O Restaurante-Marisqueira, a Tasquinha Algarvia, o Bar Cocktail, uma doçaria e o artesanato regional garantem que nada falte para um agradável e fraterno ambiente de convívio.
Aveiro
A Ria de Aveiro e o Barco Moliceiro - embarcação destinada à colheita e transporte da vegetação aquática, ocupação conhecida pelo termo popular «apanha do moliço», hoje praticamente extinta - vão estar em destaque neste distrito. A difícil situação social, a luta dos trabalhadores contra a política de direita e a intervenção do PCP junto deles, serão temas em evidência.
A gastronomia do distrito terá como prato forte do seu restaurante o genuíno leitão assado à Bairrada.
Braga
Além da gastronomia, dos doces, do artesanato e do vinho, no Minho também são fortes as tradições de luta nos têxteis, na indústria eléctrica, contra as deslocalizações e os trabalhadores de Braga não têm por costume baixar os braços. As lutas vão estar presentes na exposição política. Um vasto leque de artigos regionais podem ser vistos e adquiridos no espaço da DORBraga.
Bragança
O distrito de Bragança decora o seu pavilhão com o «Ciclo de Pão». Todas as fases deste ciclo – a terra lavrada, as searas e a cozedura, farão parte da exposição da região transmontana. No espaço dos «Produtos da Terra» poderá ser adquirido pão de trigo e centeio, o mesmo pão que será fornecido com as refeições da cozinha regional e do Solar da Mirandesa onde não falta a famosa posta.
A exposição política reflecte a intensa actividade e as propostas do PCP para o Nordeste Transmontano, onde as eleições autárquicas terão um papel de relevo.
Castelo Branco e Guarda
Castelo Branco e Guarda estarão, este ano, representadas conjuntamente na Festa do Avante!. A exposição política divide-se em dois temas: «Eleições Autárquicas, Candidatos, Propostas» e a «Actividade do Partido nos Distritos».
Os visitantes poderão encontrar aqui produtos regionais e artesanato da Beira Interior.
Coimbra
Há sempre boas razões para procurar o espaço da Organização Regional de Coimbra. A informação sobre a actividade política e as lutas na região são motivos fortes para essa procura. Além disso, é ponto de encontro seguro para rever amizades e saudável forma de matar as saudades dos encantados por Coimbra.
Leiria
A Organização Regional de Leiria do PCP, como vem sendo hábito, terá na Festa vários motivos de interesse para o visitante, pretendendo mostrar a vida, a luta e os costumes da região.
O trabalho, o desenvolvimento e a luta dos trabalhadores do distrito, assim como a actividade e organização do Partido estarão patentes em exposição.
Para além da gastronomia, poderá ainda encontrar o «Stand do Vidro», onde o cristal e o vidro de qualidade da Marinha Grande terão destaque, um «Sai Sempre» com prémios de excelente qualidade e onde poderão adquirir milhares de prendas, e o «Forno do Pão», uma expressão artesanal do povo do distrito, com o já requisitado «Pão Quente com Chouriço».
Lisboa
O tema central do espaço da Organização de Lisboa será o trabalho realizado pelos eleitos locais do PCP e da CDU nas autarquias do distrito. Através de uma exposição, 72 painéis enquadrados com uma linha gráfica comum apresentam as principais propostas da CDU para os diversos concelhos. Os visitantes poderão ainda contactar com grande parte dos candidatos da CDU às câmaras e assembleias municipais dos 16 concelhos de Lisboa.
O 60.º aniversário da vitória sobre o nazi-fascismo terá também um tratamento especial, uma vez que a decoração de todo o espaço será comporto por painéis com fotos e textos alusivos ao tema.
A frontear a região de Lisboa estará um painel de grandes dimensões dedicado ao reforço do Partido, ao 17.º Congresso do PCP e às lutas dos trabalhadores.
A decoração da Praça Central da organização prestará uma homenagem a Álvaro Cunhal. Nessa mesma praça, os visitantes podem desfrutar de um Espaço Vídeo que apresenta elementos áudio-visuais sobre o trabalho desenvolvido nas autarquias e as mais recentes lutas dos trabalhadores.
No Café-Concerto estará patente uma exposição de homenagem à cantora cabo-verdiana, Cesária Évora, além de uma vasta programação cultural e musical onde não faltam debates com vários motivos de interesse.
Madeira
A Organização da Região Autónoma da Madeira apresenta «30 anos de luta das mulheres» madeirenses por melhores condições de vida.
A gastronomia terá o seu ponto forte com a espetada de carne de vaca em espeto de louro, acompanhado de milho frito, bem como o bolo de caco (pão tradicional), e o cachorro no bolo caco. Haverá, igualmente, sopa de trigo, caldo de romaria e carne de vinho e alhos. Em termos de bar, na típica tasca madeirense, será servida a famosa poncha de aguardente. O espaço completa-se com o artesanato, a doçaria e a licoraria típicas.
Porto
O espaço da ORPorto será, este ano, enquadrado por grandes painéis que mostram a Ribeira do Porto e a Ponte D. Luís.
A luta dos comunistas e a sua actividade e dos movimentos sociais e cívicos do distrito estarão presentes na exposição política. No espaço da ORP haverá também a referência a grandes vultos da região, como o poeta Eugénio de Andrade e o Prof. Ruy Luís Gomes.
Santarém
«Quando o Tejo passa, algo acontece sempre, porque um rio tem as suas glórias e os seus dramas. Como os homens», expressou, um dia, Alves Redol. Subordinado ao rio e aos barcos estará o espaço da Organização Regional de Santarém.
A organização abordará, em exposição, os 30 anos de Poder Local Democrático, a gestão da CDU, o trabalho feito e o papel dos comunistas nas autarquias.
A gastronomia e dos vinhos ribatejanos e os momentos de fandango serão um complemento do Ribatejo na Festa do Avante!.
Setúbal
Numa região onde PCP e a CDU têm uma forte intervenção autárquica, o Poder Local democrático, as suas conquistas e realizações, o balanço do trabalho no mandato 2001-2005, as propostas do Partido e da CDU para a Península de Setúbal e a batalha das Eleições Autárquicas, serão temas centrais da exposição política.
Em destaque estará também a acção e a influência social e política do PCP na região, a luta dos trabalhadores e das populações contra a política de direita.
À exposição política juntam-se os vários produtos e os pratos típicos regionais.
Viana do Castelo
Viana do Castelo tem este ano um pavilhão coberto de cerca de 500 metros quadrados. Ai funcionarão três áreas distintas e integradas: um stand de artesanato, uma venda de produtos gastronómicos e de doces e uma adega regional com serviço de bar e restaurante.
Pode ainda encontrar postais de Vilar de Mouros, uma edição de seis Avantes clandestinos que referenciam lutas travadas no Alto-Minho, antes do 25 de Abril, uma estatueta – edição da Direcção Regional de Viana do Castelo, no 25.º aniversário do 25 de Abril -, e vários materiais de campanha de fundos para a reconstrução do Centro de Trabalho de Viana do Castelo.
Vila Real
O espaço de Vila Real destaca a actividade do Partido desenvolvida no último ano. Os painéis apresentados darão expressão visual às iniciativas realizadas em torno do 84.º aniversário do PCP, das comemorações do 25 de Abril e do 1.º de Maio e também à intervenção dos seus militantes no movimento associativo, em particular nos movimentos de agricultores.
Os comunistas de Vila Real darão conta das principais propostas da CDU para a região.
Viseu
A presença do distrito na Festa está melhorada e renovada, chamando a atenção do visitante para as características culturais e tradições beirãs. A decoração pretende mostrar as casas das aldeias serranas.
Haverão ainda, em painéis morais, mensagens políticas demonstrativas do trabalho dos comunistas no distrito, a luta dos trabalhadores por uma nova política e dos agricultores e compartes de baldios em defesa da agricultura familiar, por um mundo rural vivo.