PT sem estratégia e ao sabor de interesses

O Grupo PT está «sem estratégia», «à mercê da concorrência», rolando «ao sabor dos interesses dos grandes accionistas», nomeadamente do BES e da Telefónica, que continua a aspirar ao controlo accionista e de gestão do grupo. Ou seja, uma «situação preocupante», apesar da «imagem idílica» que se pretende fazer passar, afirma a Célula do PCP nas Telecomunicações que, em nome dos interesses do País, dos trabalhadores, dos utentes e da própria continuidade sustentada do Grupo PT, exige a urgente demissão da Administração de Horta e Costa / Ernâni Lopes. Este último, «chaiman» da PT, encarregado de traçar uma estratégia que não existe e que por nada fazer» recebeu 130 mil contos de prémio!
A verdade, denunciam os comunistas no seu boletim «Linha Directa», de Julho passado, é que na PT este lugar foi «criado exclusivamente para premiar favores políticos e/ou albergar personalidades em fim de carreira». Senão, veja-se: «quantos trabalhadores já tiveram oportunidade de ouvir, ler ou mesmo ver, o famoso Dr. Ernâni Lopes?».
Também as saídas antecipadas prejudicam a eficiência da empresa, lê-se no «Linhas Directa». Aliás – lembra –, até o ex-Presidente da PT-Comunicações Vasconcelos Cruz o reconheceu ao classificar como «política criminosa» os «pacotes» de saídas precoces de trabalhadores da empresa. Meses depois, porém, ele próprio «manda executar o crime».
Afinal, o objectivo destas saídas, denunciam os comunistas, é reduzir custos à custa da vida profissional de milhares de trabalhadores, e recorrer depois a «níveis extremos de exploração» de jovens trabalhadores, «desenquadrados sindicalmente e cercados por uma perversa cultura de chantagem, de incitação à delação e a valores de individualismo exacerbado».
Contudo, para a Célula do PCP, o que se impõe é mesmo «mudar radicalmente o modelo de gestão do grupo PT e assumir uma nova concepção das Telecomunicações, amplamente consideradas», pois apesar de a PT ser uma empresa privada, trata-se de um Sector «vital e estratégico para o desenvolvimento económico e social do País», sendo que o Estado tem poderes especiais.


Mais artigos de: PCP

O futuro da CDU é crescer

Cerca de duas mil pessoas visitaram, nos dias 5 e 6 de Agosto, mais uma edição da Festa da Unidade, promovida pelo PCP em S. Pedro da Cova, Gondomar, com a presença do secretário-geral, Jerónimo de Sousa.

Pela abolição completa

A propósito da passagem de mais um ano sobre o bombardeamento de Hiroshima e Nagazaki pelos Estados Unidos, a 6 de Agosto de 1945, Margarida Botelho, membro da Comissão Política do PCP, apelou, na quinta-feira passada, à mobilização do povo português «em torno dos valores da paz, da solidariedade e do desamamento» (transcreve-se declaração).

Metro de Gondomar em perigo

A Direcção da Organização Regional do Porto do PCP vai solicitar uma reunião de emergência da Assembleia Metropolitana do Porto para esclarecer as declarações proferidas do ministro das Obras Públicas, quando da inauguração da Linha do Metro para Trofa, que põem em causa a concretização da Linha para Gondomar. E, assim...

PCP quer apoios para vítimas de incêndios

A extrema gravidade dos incêndios que têm vindo a lavrar no País levou os eurodeputados comunistas Ilda Figueiredo e Pedro Guerreiro a contactar por carta Josep Borrel, Presidente do Parlamento Europeu. Na carta, enviada na sexta-feira passada, os comunistas solicitam a Josep Borrel «que desenvolva todos os esforços...