CDU de Aveiro defende a redução do preço da água

Taxas reduzidas para famílias numerosas

O candidato da CDU à Câmara de Aveiro, António Salavessa, defende que a redução do preço da água para famílias numerosas deve ser extensiva ao saneamento e resíduos sólidos.

Muita injustiça ainda fica por corrigir

Numa declaração pública sobre a baixa da água para os maiores agregados familiares, que entrou em vigor a 1 de Junho no município, António Salavessa considerou que «através da medida, Alberto Souto (presidente da Câmara Municipal) acaba por reconhecer a razão que assistia à CDU, que propôs, em vários momentos, que fosse tida em conta a situação particular das famílias numerosas».
«Seria caso para afirmar que “mais vale tarde que nunca” mas a realidade é que, tendo sido reparada alguma injustiça, muita injustiça ainda fica por corrigir», comentou António Salavessa.
O candidato da CDU deu o exemplo de uma família de oito pessoas que consuma 50 metros cúbicos de água, reconhecendo que a factura mensal é reduzida de 60,7 euros para 40,06 euros. No entanto, sublinhou, a mesma família continuará a pagar, na factura dos Serviços Municipalizados, 16,75 euros de saneamento e cerca de 20 euros pela recolha de lixo, «cujos os valores continuam escandalosamente indexados à quantidade no consumo da água».
«Se existisse coerência na Câmara Municipal, o mínimo que se poderia exigir, em nome dos interesse das famílias numerosas, é que lhes fossem igualmente reduzidos os valores a pagar a título das taxas e tarifas de saneamento e de resíduos sólidos», concluiu.
António Salavessa anunciou também que tenciona propor «mecanismos que tornem mais justa a redução para famílias numerosas agora decidida, para diferenciar em função dos rendimentos dos agregados familiares».


Mais artigos de: Nacional

Romper com as políticas do passado

Com um enorme sentido de responsabilidade e confiança, a CDU apresentou os seus primeiros candidatos à Câmara, Filipe Pinto Baldaia, e Assembleia Municipal, João Monteiro Lima, de Marco de Canaveses.

Lutar pelo desenvolvimento

Com o objectivo de criar uma nova estratégia para o desenvolvimento do concelho de Tomar, a CDU apresentou os seus cabeças de lista para a Câmara, Sílvia Serraventoso, e Assembleia Municipal, Bruno Graça.

CDU é a alternativa!

A CDU de Caldas da Rainha anunciou, sábado, os seus cabeças de lista para o município. Ana Maria Rodrigues Rebelo da Silva, 54 anos, natural das Caldas da Rainha, é o nome escolhido pela CDU para encabeçar a lista à Câmara Municipal. Licenciada em Engenharia Química e Professora do Ensino Secundário, foi vice-presidente...

O Montijo merece melhor

A presidente da Câmara do Montijo foi condenada, no dia 7 de Junho, pelo Tribunal local a 300 dias de multa no valor total de seis mil euros pelos crimes de violação do dever de imparcialidade e de neutralidade e peculato de uso. «Tinha razão o PCP e a CDU do Montijo quando, em 2001, apresentou queixa à Comissão Nacional...

Recuperação da antiga Fábrica de Cerâmica das Devesas

A CDU apelou à Câmara de Gaia e ao Instituto Português do Património Arquitectónico (IPPAR) para que promovam a recuperação da antiga Fábrica de Cerâmica das Devesas, considerando uma ameaça um projecto imobiliário existente para a zona. A eurodeputada - e deputada municipal em Gaia - Ilda Figueiredo deslocou-se sábado...

Trabalho realizado no Pinhal Novo

Os eleitos e activistas da CDU do Pinhal Novo fizeram, recentemente, o balanço do mandato na freguesia, nomeadamente no que respeita à gestão e actividade da Junta de Freguesia. Para este efeito, em colectivo, procederam a uma visita conjunta aos vários núcleos habitacionais.A metodologia de trabalho assentou na...