JCP saúda estudantes em luta
A JCP saúda os estudantes do ensino superior e a sua jornada de protesto de dia 3, exigindo a revogação da Lei de Financiamento, uma melhor Acção Social Escolar e uma gestão democrática das escolas e combatendo o processo de Bolonha.
A Organização do Ensino Superior de Coimbra sublinha que é essencial que os estudantes continuem a lutar contra estas políticas, por uma educação que «na prática seja realmente um direito acessível a todos, algo só possível com um ensino público, gratuito e de qualidade».
«Este é um contexto em que o Governo do PS não tem demonstrado uma acção diferente dos anteriores Governos, agindo com uma clara continuidade de políticas educativas que fomentam as assimetrias socio-económicas e a desigualdade de oportunidades, onde o principal critério para o acesso e frequência no ensino superior acaba por ser a capacidade económica», afirma a organização, em comunicado.
«Além disso, encontramo-nos num momento em que o Governo procura já reformular uma Lei de Bases do Sistema Educativo para integrar as directivas do Processo de Bolonha, contribuindo para um ensino cada vez mais elitista e que assenta numa visão economicista da educação, descaracterizando o ensino superior», acrescenta.
A Organização do Ensino Superior de Coimbra sublinha que é essencial que os estudantes continuem a lutar contra estas políticas, por uma educação que «na prática seja realmente um direito acessível a todos, algo só possível com um ensino público, gratuito e de qualidade».
«Este é um contexto em que o Governo do PS não tem demonstrado uma acção diferente dos anteriores Governos, agindo com uma clara continuidade de políticas educativas que fomentam as assimetrias socio-económicas e a desigualdade de oportunidades, onde o principal critério para o acesso e frequência no ensino superior acaba por ser a capacidade económica», afirma a organização, em comunicado.
«Além disso, encontramo-nos num momento em que o Governo procura já reformular uma Lei de Bases do Sistema Educativo para integrar as directivas do Processo de Bolonha, contribuindo para um ensino cada vez mais elitista e que assenta numa visão economicista da educação, descaracterizando o ensino superior», acrescenta.