Comissão Regional de Beja

Seca preocupa JCP

A seca que atinge Portugal foi uma das questões abordadas pela nova Comissão Regional de Beja da JCP, que se reuniu pela primeira vez este sábado.

Os governos não apoiam o movimento associativo juvenil

A Comisão Regional de Beja da JCP – eleita em meados de Abril e que fez a sua primeira reunião no sábado – está preocupada com o período de seca, distinguindo os problemas causados pela seca como factor climático característico do País dos problemas causados pela falta de soluções políticas concretas e estruturantes «que os sucessivos governos e a sua subserviência em relação à União Europeia nos impuseram».
Em nota de imprensa, a comissão regional lembra que o Estado investiu 350 milhões de contos na Barragem do Alqueva, estrutura que contribuiria para resolver uma grande parte dos problemas da seca. No entanto, actualmente apenas existe o lado e os agricultures alentejanos ainda aguardam a construção dos canais de distribuição e das barragens intermédias, infraestruturas imprescidíveis para a distribuição da água, o combate à seca, a modernização da agricultura alentejana, a criação de emprego e a diversificação da actividade produtiva.
Por isso, a JCP considera urgente a implementação do Plano Estratégico de Desenvolvimento Regional para o Alentejo, «como motor para a resolução dos problemas com que se debatem as populações.

Associativismo

Poucos dias depois do Dia do Associativismo, assinalado a 30 de Abril, a Comissão Regional de Beja afirma que o apoio ao associativismo juvenil «nunca foi assumido como prioridade pelos governos, embora grandes campanhas publicitárias tentassem fazer crer o contrário».
Os jovens comunistas acusam os executivos de privilegiar a actividade própria da Secretaria de Estado da Juventude e do Instituto Português da Juventude, em deterimento do apoio directo ao movimento associativo juvenil, acção, iniciativa e actividades.
Recordando que nos últimos anos o PS ou o PSD inviabilizaram as propostas apresentadas pelo PCP para o Orçamento de Estado para aumentar as verbas de apoio directo à actividade do associativismo juvenil, a JCP declara que existem algumas excepções a esta prática. É o caso de algumas autarquias que «vêem na participação juvenil um pilar da democracia participativa. No entanto, é necessária uma maior descentralização de verbas do poder central para o poder local, para que este tipo de apoio seja mais efectivo e prático.»


Mais artigos de: Juventude

Preparação do festival prossegue

Com o lema «Pela Paz e a Solidariedade, Lutamos contra o Imperialismo e a Guerra», o 16.º Festival Mundial da Juventude e dos Estudantes tem lugar em Caracas, na Venezuela, em Agosto. O comité português está a intensificar os preparativos.

Crianças e jovens são o elo mais fraco

Em reunião, na semana passada, com a Comissão de Protecção de Crianças e Jovens, no bairro da Flamenga, em Lisboa, o secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, constatou o aumento, nos últimos cinco anos, do número de crianças e jovens que dia após dia chegam à comissão. Uma realidade, destaca o secretário-geral...

JCP saúda estudantes em luta

A JCP saúda os estudantes do ensino superior e a sua jornada de protesto de dia 3, exigindo a revogação da Lei de Financiamento, uma melhor Acção Social Escolar e uma gestão democrática das escolas e combatendo o processo de Bolonha.A Organização do Ensino Superior de Coimbra sublinha que é essencial que os estudantes...

Famalicão comemora 60 anos do fim da II Guerra Mundial

A Organização Concelhia de Vila Nova de Famalicão da JCP comemorou o 60.º aniversário da derrota do nazi-fascismo com um jantar e um debate sobre «O Período entre Guerras, 1918-1939».Militantes e amigos da JCP participaram na iniciativa, recordando os resistentes que lutaram na II Guerra Mundial e projectando para o...

«Insubmissão» à venda

O novo número da «Insubmissão», a publicação da organização do ensino secundário da JCP, já está na rua. Esta edição aborda a luta dos alunos de dia 13 de Março, as suas reivindicações e a adesão nacional. Outros temas são desenvolvidos neste número, como as propostas da JCP e do PCP sobre a interrupção voluntária da...

«Correr com o Racismo» a 29 de Maio

A 11.ª Corrida da Tolerância, também conhecida como «Correr com o Racismo», realiza-se no próximo dia 29, em Lisboa, organizada pela Interjovem e pela União dos Sindicatos de Lisboa.Os participantes podem escolher três partidas de acordo com as energias que pretendem gastar: Cais do Sodré, Viaduto de Alcântara e Praça...