TC espanhol ilegaliza AG

Na sequência da sentença do Tribunal Constitucional de Espanha que decidiu ilegalizar a plataforma eleitoral Aukera Guztiak (AG), o Partido Comunista das Terras Vascas (PCTV) manifestou, na sexta-feira, dia 1, disponibilidade para abrir as suas listas eleitorais a todos os cidadãos que «partilhem dos princípios da democracia, paz e defesa dos direitos civis e políticos».
A AG, que foi considerada pelas autoridades espanholas como sucessora do ilegalizado partido Batasuna, já havia anunciado a sua intenção de se reunir com todas as formações políticas contrárias à lei dos partidos caso as suas listas fossem interditadas.
A proposta do PCTV implica a alteração da sua campanha e a transformação do seu projecto tomando «a democracia e a paz como base», explicaram os porta-vozes desta formação.
Por seu lado, o coordenador geral da Izquierda Unida, Gaspar Llamazares, sublinhando que a sua formação não concorda com a sentença do TC, fez questão de esclarecer que o Partido Comunista das Terras Vascas não tem «nada a ver com a esquerda estatal nem com o honroso Partido Comunista de Espanha (PCE)».


Mais artigos de: Europa

Um filão do Ocidente

Os grupos ocidentais foram os grandes beneficiados com a vaga de privatizações que se seguiu à derrota do socialismo no Leste europeu no início da década de 90.

Direita derrotada

A um ano das legislativas, a coligação liderada por Silvio Berlusconi sofreu uma pesada derrota nas eleições regionais realizadas no domingo e segunda-feira.

«Não» à frente

Três novas sondagens divulgadas na segunda-feira, dia 4, confirmam que a maioria dos franceses continua decidida a votar «não» no referendo sobre o tratado constitucional, marcado para 29 de Maio.Nove inquéritos de opinião publicados desde meados de março colocaram sempre o «não» à frente com percentagens que variam...

Uma viagem a Cuba

Na semana da Páscoa, realizei uma viagem a Cuba, integrada numa delegação de 12 deputados do Parlamento Europeu, de três grupos políticos (Grupo da Esquerda Unitária Europeia, PSE e Verdes) que fazem parte do Grupo de Amizade e Solidariedade com o Povo de Cuba. Essa visita seguiu-se a um debate promovido pelo mesmo...