JCP acusa

Secretaria de Estado da Juventude promove farsa

A Comissão Política da JCP acusa a Secretaria de Estado da Juventude de promover uma «farsa demagógica e populista» ao pedir a organizações juvenis pareceres sobre uma proposta de Lei de Associativismo Jovem, apesar de esta não poder ser apresentada, discutida ou votada por a Assembleia da República ter sido dissolvida.
«Durante estes anos, o Governo nunca se lembrou do associativismo juvenil português e vem agora, nas vésperas de uma campanha eleitoral, tentar mostrar trabalho, o que prova mais uma vez a sua falta de condições para “governar” Portugal», afirma a Comissão Política.
Recentemente diversas organizações, associações juvenis e instituições públicas, nomeadamente a JCP, receberam do Gabinete do Secretário de Estado da Juventude uma solicitação de pareceres e opiniões de um processo de «consulta pública» relativamente a essa proposta de Lei. Ao mesmo tempo, foi publicado um livro com a proposta de um novo diploma legal e de outros diplomas regulamentares, relativos ao associativismo juvenil e estudantil.
Os jovens comunistas comentam que estas iniciativas querem fazer parecer que «o Governo encetou este processo junto de várias instituições, de estruturas do movimento juvenil, poder local, entre outras, no sentido de obter a sua opinião acerca do conteúdo dessa proposta». Na sua página na internet, a Secretaria de Estado da Juventude afirma que «está aberto o debate da proposta para consulta pública da Lei do Associativismo Jovem», indicando um endereço de correio electrónico para o envio de «comentários, sugestões, críticas, etc.».
«Com esta atitude, o Governo naturalmente suscita e alimenta a expectativa de jovens dirigentes e activistas associativos, autarquias, etc., dando a entender que estaremos perante um processo de consulta pública que resultará na aprovação de uma nova lei, neste caso, uma “Lei do Associativismo Jovem”, o qual é falso», acrescentam.
O deputado do PCP Bruno Dias questionou a Secretaria de Estado da Juventude sobre esta matéria, mas ainda não obteve qualquer resposta.


Mais artigos de: Juventude

Atraso na escolaridade aumenta

O atraso na escolaridade em Portugal em relação à media da OCDE aumentou até 2002, apesar dos progressos registados a nível nacional, de acordo com um estudo do economista Eugénio Rosa.

Desemprego e habitação preocupam jovens

O desemprego é a primeira preocupação dos jovens portugueses. Segundo um estudo realizado pelo Observatório Português da Juventude na primeira quinzena de Janeiro, 41 por cento dos jovens aponta o desemprego como a sua principal preocupação. Segue-se o custo da habitação própria (30 por cento), a procura do primeiro...

<em>Crash</em> informático na UBI prejudica estudantes

A Organização Regional de Castelo Branco da JCP exige que os serviços académicos da Universidade da Beira Interior mantenham cópias de segurança dos seus registos informáticos para que não se percam informações dos currículos dos alunos.Os estudantes inscreveram-se pela internet e as suas notas estão igualmente on line....

CDU «desmascara» políticos em Beja

CDU «desmascara» políticos em BejaUm grupo de mascarados da Juventude CDU desfilam amanhã, em Beja, com máscaras das caras de Paulo Portas, Pedro Santana Lopes e José Sócrates, «simpáticos e sempre beijoqueiros», cumprimentando os participantes e a assistência do cortejo de Carnaval das escolas. O objectivo é...

Juventude

No próximo domingo, a partir das 21.30 horas, a Juventude CDU realiza uma iniciativa na Sociedade Filarmónica União Artística Piedense, na Cova da Piedade, para dar a conhecer aos jovens as propostas da coligação.Ali actuarão os Peste & Sida, com abertura dos Forgotten Suns. Jerónimo de Sousa fará uma intervenção...