Lutar para negociar nos hospitais privados

Foi necessário realizar uma semana de acções sindicais, a nível nacional, para que a associação patronal da hospitalização privada aceitasse iniciar as negociações sobre actualização de salários e para revisão geral do contrato colectivo do sector.
A nova posição do patronato foi anunciada no dia 13, quando se iniciou uma vigília frente à Casa de Saúde de Guimarães, cujo director preside à associação empresarial do sector.
Mais de 20 mil trabalhadores de hospitais e clínicas privadas (excluindo médicos e enfermeiros) viram recusado o direito à negociação colectiva, como referiu Francisco Figueiredo, dirigente sindical da Hotelaria do Norte, citado pela Agência Lusa. Revelou que, em muitas empresas, desde 2002 não há qualquer actualização salarial, o que representa perdas salariais superiores a 9 por cento. Mas há casos em que os salários se mantêm inalterados desde 2001, elevando as perdas dos trabalhadores a quase 14 por cento.


Mais artigos de: Trabalhadores

Governo boicota

De 70 convenções apresentadas ao Ministério do Trabalho pela central, apenas foram publicados 8 (oito!) regulamentos de extensão, o que constitui bloqueio administrativo.

<em>CP</em> prometeu mas atrasou-se

As comissões de trabalhadores das empresas do grupo CP e várias organizações sindicais (entre elas, o Sindicato Nacional dos Trabalhadores Ferroviários) exigiram às administrações da CP, da Refer e da EMEF que se iniciasse urgentemente a negociação da actualização dos salários a vigorar em 2005. Unidas na defesa da...

Mais motivos para mudar

Os resultados da política de direita e a necessidade de uma verdadeira mudança, nas eleições de 20 de Fevereiro, marcam o conteúdo dos plenários distritais de sindicatos da CGTP-IN.

CTs apelam à luta no dia da votação

«É preciso prosseguir o esclarecimento e a mobilização, para que os trabalhadores e todos aqueles que foram vítimas das políticas de direita, perpretadas nestes últimos 28 anos, usem o voto em consonância com as suas razões e com os objectivos da luta realizada» - afirma-se num documento aprovado sexta-feira por várias...

Segurança Social precisa medidas claras urgentes

Reagindo aos recentes relatórios do Tribunal de Contas, a CGTP-IN veio reclamar dos partidos políticos concorrentes às eleições de 20 de Fevereiro que «explicitem as medidas que tencionam tomar para ultrapassar a actual situação e consolidar o sistema de Segurança Social público, universal e solidário». Em Novembro...