«Marcha para Brasília»

A Central Única dos Trabalhadores (CUT) do Brasil promove, entre os dias 13 a 15 de Dezembro, uma «Marcha para Brasília» para exigir a actualização do salário mínimo e a correcção IRS. A manifestação, que conta com a participação de representantes da Contag, do Movimento dos Sem Terra, bem como da Força Sindical, CGT, CGTB e CAT, é apoiada pelo Partido Comunista do Brasil (PCdoB).
«A bandeira da valorização do salário mínimo — por um expressivo aumento real em 2004 e por uma política de recomposição do seu poder de compra ao longo dos próximos anos, de forma que até 2007 tenha dobrado o seu valor, conforme propõe a CUT —, integra a batalha maior por um novo projecto de desenvolvimento com soberania e valorização do trabalho», afirma João Batista Lemos, secretário sindical nacional do PCdoB, em artigo publicado na edição online do jornal Vermelho.
Segundo João Lemos, a valorização da salário mínimo, tal como a justa correcção do IRS, «vai contra a lógica do modelo económico concentrador e constitui um importante instrumento para uma repartição melhor da renda nacional entre capital e trabalho e vai contribuir para a retomada do crescimento económico sustentado com base no fortalecimento do mercado interno».
Para atingir tais objectivos, os comunistas brasileiros mobilizam-se para o sucesso da marcha, em particular nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia, Goiás e Rio Grande do Sul.


Mais artigos de: Internacional

Crimes de guerra em Fallujah

Refugiados de Fallujah denunciam o uso de armas proibidas e outras atrocidades cometidas pelas forças norte-americanas contra a população civil.

Alterações climáticas em debate

A 10ª Convenção Quadro das Nações Unidas para as Alterações Climáticas começou esta segunda-feira na capital da Argentina, Buenos Aires. Os trabalhos, a decorrer até 17 de Dezembro, contam com a presença de representantes de cerca de 190 países, entre os quais Portugal, que para além de fazerem o balanço dos dez anos de...

Congresso da ZANU-PF

O Congresso da União Africana Nacional do Zimbabwe – Frente Patriótica (ZANU-PF) realizou-se em Harare, capital do Zimbabwe, nos passados dias 2, 3 e 4 de Dezembro. O Congresso da ZANU-PF – a histórica força de libertação nacional do Zimbabwe que governa o país desde a independência – reconduziu Robert Mugabe, presidente...

Fascismo mata procurador

O atentado terrorista que vitimou o procurador Danilo Anderson mereceu um repúdio total dentro e fora do país. Contudo, não nos enganemos. Os sectores mais reaccionários da oposição antibolivariana não teriam enveredado por este crime se não tivessem muitos e poderosos apoios. Na imprensa venezuelana não será fácil...