Espanha exclui ligação da ETA aos atentados

O ministro do Interior espanhol, José António Alonso, confirmou que não existe qualquer elemento que permita implicar o movimento separatista basco, ETA, nos atentados de 11 de Março em Madrid, contrariamente ao que vinham afirmando alguns ministros do anterior governo de José Maria Aznar.
Numa intervenção, quinta-feira, 29, perante a comissão de inquérito parlamentar sobre os atentados - que fizeram 191 mortos e 1.900 feridos -, Alonso assegurou que desde o início das investigações policiais «todos os elementos objectivos conduzem ao terrorismo islâmico» e «não há um único indício que conduza à ETA».
Na véspera, o antigo ministro do Interior Angel Acebes procurou relançar, perante a comissão, a pista sobre a responsabilidade da ETA nos atentados, considerando que há «elementos que não encaixam» na investigação.
Apesar da ausência de indícios implicando os bascos, o Partido Popular (PP, de direita), tem insistido em relançar esta pista, evocando eventuais contactos que poderão ter existido entre extremistas bascos e movimentos islâmicos.
«Num Estado de direito como a Espanha», as investigações criminosas «têm por objectivo a busca da verdade a partir de elementos objectivos» e «baseiam-se em factos e não em suposições», sublinhou Alonso, acrescentando que as investigações em curso apontam unicamente para «o terrorismo islâmico».


Mais artigos de: Europa

Liberalização desigual

Os 147 estados que integram a Organização Mundial do Comércio aprovaram um acordo que relança o processo de liberalização do comércio mundial.

Estrangeiros esquecem Portugal

O Investimento Directo Estrangeiro (IDE) em Portugal caiu 56 por cento em 2003, face a 2002, segundo revela um estudo do Eurostat.

Ex-eurodeputado francês<br>acusado de corrupção

O ex-deputado europeu Jean-Charles Marchiani foi detido preventivamente na segunda-feira, 2, depois de ter sido acusado por um juiz francês de ter recebido comissões ocultas em diversos casos de venda de armas e outros negócios ilícitos.Após um interrogatório que durou o dia inteiro no Palácio de Justiça de Paris, o juiz...

Deputados defendem acção concertada

Numa pergunta conjunta dirigida à Comissão Europeia, os dois deputados do PCP no PE, Ilda Figueiredo e Sérgio Ribeiro, sugerem o reforço das medidas de prevenção de incêndios, designadamente através de «uma acção concertada ao nível da UE para a avaliação de riscos de incêndios florestais, assim como dos recursos...