Quem corre por gosto...

Todos os anos, no primeiro fim-de-semana de Setembro, muitos milhares de pessoas visitam a Festa que os comunistas e o seu Partido realizam.
De todas as idades e proveniências, os que visitam a Festa do Avante!, naqueles três dias, fazem-no porque sabem que lá encontram o espaço onde a cultura, a música, a política, o convívio, a confraternização, o debate e tantas outras manifestações e iniciativas da Festa se expressam livre, democrática e fraternalmente.
Gente que corre por gosto, é certo, portanto não cansa, como diz o ditado.
Mas nem só de corrida se faz a Festa. A par dessa já emblemática prova de atletismo que ajuda a levar a Festa para fora do espaço físico da Quinta da Atalaia, muitas outras actividades desportivas decorrem antes e durante o evento.
Nos desportos radicais e jogos colectivos, passando pelo xadrez, pétanca, cicloturismo ou ginástica, só para mencionar algumas, todos estão convidados a participar sob a condição de que ninguém saia vencido e colectivamente sejam muitos os vencedores: os que correm, pedalam, jogam, o desporto, os desportistas e a Festa.
Esta semana, fomos falar com os camaradas da Comissão Nacional de Desporto da Festa do Avante! e ficámos a par das novidades e das continuidades desta Festa do desporto.
Ainda neste suplemento, passamos em revista uma das iniciativas que mais promete animar os visitantes da Festa, o Encontro Internacional de Percussão, que trará a Portugal as sonoridades, batuques danças e representação de vários países da Europa e do Norte de África.
Reservamos também um espaço para dar conta da programação do Palco Arraial, este ano elaborada para ir ainda mais fundo nas profundas raízes da música popular portuguesa.


Mais artigos de: Festa do Avante!

O desporto na Festa em entrevista

A prática desportiva assume-se como uma das actividades de maior sucesso e adesão por parte dos visitantes da Festa do Avante!, aumentando, ano após ano, o número dos que escolhem a Festa para descontraidamente fruírem o desporto ou experimentarem outras modalidades. Também nesta área, o maior evento político-cultural do nosso País se afirma pela diferença, uma vez que o que mais importa é, para lá da competição, estar presente numa iniciativa onde atletas federados e alguns campeões se exercitam lado a lado, sem barreiras, com muita gente para quem o desporto é apenas um saudável passatempo. A democracia e igualdade que caracterizam esta componente da Festa foi uma das tónicas da conversa que tivemos com Victor Fonseca, António Joaquim, Francisco Amorim, Mário Cunha, Carlos Marques e Paulo Júnior da Comissão Nacional de Desporto da Festa do Avante!, e ainda houve tempo para levantar um bocadinho o véu sobre o que se irá passar.

Festa ao ritmo da percussão

Para lá dos palcos, onde a música, a dança e o teatro marcam o ritmo da Festa, este ano a animação vai sair à rua.Em diversos espaços da Festa do Avante! irá decorrer o 3.º Encontro Internacional Tocá Rufar, que trará à Atalaia, durante três dias, diversos projectos de música, representação e dança provenientes de países...