ABIC exige actualização de bolsas

A Associação dos Bolseiros de Investigação Científica (ABIC) escreveu uma carta aberta à ministra da Ciência e do Ensino Superior, Maria da Graça Carvalho, reclamando a actualização dos montantes das bolsas de investigação.
A carta está a ser divulgada junto de todos os bolseiros de investigação, convidados a enviar o texto por correio electrónico para o Ministério da Ciência e Ensino Superior, o gabinete do primeiro-ministro e a Fundação para a Ciência e a Tecnologia.
O documento protesta contra a não actualização do montante das bolsas, «o mesmo será dizer, a diminuição pelo segundo ano consecutivo do valor real das bolsas de investigação».
Em 2002, a Fundação para a Ciência e a Tecnologia assumiu o compromisso de proceder anualmente à necessária actualização do montante das bolsas. «Contudo, à actualização feita em 2002 (que não cobriu a desvalorização ocorrida nos anos anteriores), não se seguiu a devida em 2003 e, até ao momento, não foi anunciada qualquer actualização para 2004», denunciam os bolseiros.
A ABIC lembra os problemas e as dificuldades dos bolseiros portugueses «que decorrem de um estatuto que os priva de direitos e regalias fundamentais» e que «abriu portas para que os bolseiros sejam hoje encarados como mão-de-obra qualificada mas barata e descartável» pelas instituições onde trabalham.
O texto da carta refere ainda as recentes afirmações de Maria da Graça Carvalho sobre o futuro reforço da capacidade científica e tecnológica nacional, nomeadamente através da aposta na formação avançada de recursos humanos.
«Reconhece assim vossa excelência a importância que naturalmente têm em qualquer sistema científico e tecnológico os recursos humanos – portadores, criadores e difusores do conhecimento científico e suas aplicações. Sabe decerto que, no caso do sistema científico e tecnológico nacional, uma boa parte desses recursos desempenham a sua actividade de investigação científica (ou outra conexa) na condição de bolseiro», lê-se.
A carta promovida pela associação defende ainda que «a aposta na ciência e na tecnologia, e em quem a faz, é certamente essencial para o desenvolvimento do País».


Mais artigos de: Juventude

Prioridade aos recrutamentos

Acções de recrutamentos, o enquadramento de novos militantes e a criação de colectivos concelhios são medidas prioritárias decididas no Encontro Regional de Braga da JCP.

Mobilizar os estudantes do superior é fundamental

Afirmar a JCP e as suas características ideológicas e intervir junto das associações de estudantes são dois dos objectivos imediatos da Organização do Ensino Superior de Lisboa. Estas tarefas foram definidas na assembleia de organização, que se realizou no domingo, no Centro de Trabalho Vitória.Outros objectivos passam...

Escolas do centro sem aquecimento

Metade dos jardins de infância e das escolas do centro do País não têm aquecimento ou possuem equipamentos deficientes, revelou o Sindicato dos Professores da Região Centro (SPRC) na semana passada, depois de fazer um levantamento em 350 instituições, num total de 4 mil existentes nos seis distritos da região.O resultado...

Concentração da JCP na Embaixada de Israel

A JCP está a organizar uma concentração em frente à Embaixada de Israel, em Lisboa, marcada para segunda-feira, 15 de Março, pelas 19 horas. Entretanto, termina hoje a visita de uma delegação da JCP à Palestina e a Israel, integrada numa brigada internacional de solidariedade. A visita, organizada pela Federação Mundial...