Qualidade de vida agrava-se


A Direcção Regional do Alentejo do PCP reuniu, na semana passada, em Portalegre, para analisar aspectos da situação política e social, detendo-se nomeadamente sobre as graves consequências da política do PSD/PP que, no Alentejo, para além do agravamento das condições de vida dos trabalhadores e das populações, tem-se traduzido, ainda, por atrasos, indefinições e sub-financiamento de projectos estruturantes como o Alqueva, Porto de Sines Aeroporto de Beja e acessibilidades.
A DRA, preocupada com o elevado número de projectos que correm o risco de não contar com financiamento pela IORA, acusa ainda o Governo de, com a proposta das comunidades intermunicipais, pretender apenas liquidar no essencial a liberdade associativa dos municípios e combater a criação de regiões administrativas.
A Direcção da Organização Regional de Portalegre, por sua vez, denuncia o ataque do Governo ao funcionamento regular dos Serviços de Saúde no distrito, constituído por uma população fortemente envelhecida e carente de recursos financeiros. A retirada de 800 mil contos do orçamento do Hospital de Portalegre e quantias equivalentes aos Centros de Saúde e Hospital de Elvas é prova bastante dessa política.
A DORPOR condena, ainda, a entrevista da responsável pela gestão do Hospital de Portalegre que, incapaz de resolver as causas que determinam a baixa de produtividade em algumas áreas, optou por insultar os profissionais de saúde daquela instituição e defender a empresarialização do Hospital.
Também a Comissão Concelhia de Loures reafirma a necessidade da construção do Hospital Maternidade de Loures há muito defendida pela gestão CDU - que para o efeito disponibilizou terrenos em Santo António dos Cavaleiros, no valor de 2,5 milhões de contos - mas sucessivamente adiada pelos Governos do PS. Agora, o Governo PSD/PP quer dar mais um golpe no SNS ao optar pelo modelo de gestão provada dos Hospitais e Centros de Saúde, acusa a Concelhia do PCP que, repudiando essa política, volta a defender a construção do Hospital localizado em Loures e fazendo parte da rede de prestação de cuidados de Saúde do SNS, portanto, com uma gestão pública e de qualidade.



Mais artigos de: PCP

Uma agressão ilegítima e injustificada

Os projectos de uma nova lei dos partidos e de significativas alterações ao regime de financiamento partidário, hoje em debate na Assembleia da República, merecem a profunda discordância da Comissão Política do PCP.

Sempre com o 25 de Abril

O departamento de propaganda do PCP acaba de lançar um conjunto de materiais comemorativos do 29.º aniversário da revolução portuguesa. Na rua estão já os três autocolantes, o cartaz e o mupi numa campanha que tem como referência a frase «PCP, luta e...

Jornadas do PCP

O PCP promoveu, no passado dia 12 de Abril, as 1.as Jornadas de Desenvolvimento do Norte e Oeste do Distrito de Lisboa que discutiram questões decisivas para o desenvolvimento desta região.O Desenvolvimento e Planeamento Regional foi uma das questões discutidas, relativamente à qual os...

Dinamizar a actividade

Sob o lema «Mais e Melhor Alcobaça com um PCP mais Forte», realizou-se, no passado dia 5 de Abril, a 5.ª Assembleia da Organização Concelhia de Alcobaça do PCP, em que participou Rui Fernandes membro do Secretariado do Comité Central.A reunião máxima dos...

PCP alerta para a degradação social

A Comissão Concelhia de Setúbal do PCP analisou, na passada segunda-feira a situação social e política do Concelho. Deveras preocupante foi considerada a taxa de desemprego que já se situa nos 12% e não pára de evoluir acentuando-se mais nas mulheres e jovens e onde...