Homenagem a Giacometti

Por iniciativa de um grupo de admiradores do etnomusicólogo corso foi constituída, na passada quinta-feira, em Setúbal, a Associação Michel Giacometti.
A estrutura pretende, através de debates, conferências, cursos e edição de material multimédia, dar a conhecer a obra de Giacometti e estimular a recolha e estudo das raízes da música popular portuguesa e das melopeias do trabalho.
A par destes eventos, a Associação publicará uma revista trimestral sobre etnografia, cultura e ambiente, estando prevista para o primeiro número uma edição inteiramente dedicada a Giacometti.
Paralelamente, integrada nas comemorações do 75.º aniversário do nascimento do etnomusicólogo encontra-se patente no Museu da Música Portuguesa a exposição «Michel Giacometti, caminho para um Museu», que reúne alguns dos mais importantes objectos do seu espólio.
Chegado a Portugal em 1959, Michel Giacometti dedicou-se quase exclusivamente à recolha de registos sonoros e documentais sobre a música popular e tradicional. Entre os seus trabalhos contam-se a «Antologia da Música Popular Portuguesa», elaborados em colaboração com o maestro Lopes Graça, o livro «Cancioneiro Popular Português» e uma série documental de 37 episódios intitulada «Povo Que Canta».
A maioria dos materiais recolhidos, bem como objectos pessoais e instrumentos ligados à música e ao trabalho no campo podem ser apreciados no Museus da Música Portuguesa, em Cascais, e no Museu do Trabalho, em Setúbal.


Mais artigos de: Aconteceu

Tribunal condena Edite

O colectivo de juizes do Tribunal da Comarca de Sintra condenou, na passada semana, a ex-autarca socialista Edite Estrela a pagar uma multa de seis mil euros ou 133 dias de prisão por abuso de poder e quebra dos deveres de imparcialidade e neutralidade.O caso remonta às eleições autárquicas de 2001, sufrágio no qual a...

Falências crescem

Segundo um estudo da multinacional francesa Coface Mope, citado na edição de sábado do Diário de Notícias, o número de falências em Portugal não pára de crescer.O estudo revela que, em 2003, o número de empresas que encerraram as portas, 2980 casos, aumentou 42,9 por cento em comparação com o ano anterior.Do mesmo modo,...

Ilhas sob suspeita

Na sequência das investigações da Polícia Judiciária em torno da alegada rede de pedofilia nos Açores, o Tribunal de Ponta Delgada interrogou, sexta-feira, doze indivíduos suspeitos de estarem envolvidos em actos de abuso sexual de menores.Oito dos doze indivíduos agora detidos ficaram em prisão preventiva, não se...