«Vacas loucas» ameaçam EUA

Depois do surto de BSE que afectou a produção e consumo de carne bovina em diversos países da Europa ocidental, a doença vulgarmente conhecida como das «vacas loucas» ameaça agora os Estados Unidos da América.
O anúncio público do primeiro caso registado do outro lado do Atlântico, detectado na passada semana num rancho do Estado de Washington, provocou o pânico na população, atitude contrastante com a das autoridades norte-americanas que procuram desdramatizar a situação.
Para além dos comprovados perigos para a saúde pública provenientes do consumo de carne infectada com encefalopatia espongiforme bovina, que em Inglaterra e França já provocou a morte a cerca de centena e meia de pessoas, estão em causa mais de 97 milhões de cabeças de gado americanas e um volume de negócios que, todos os anos, rende aos cofres dos EUA cerca de 2,41 mil milhões de euros só em exportações.
Países como o Japão, responsável por 32 por cento das exportações, Brasil, México e Austrália juntaram-se a uma dezena de outras nações e embargaram o comércio de carne americana, ameaçando manter a medida até que sejam asseguradas condições de consumo por parte das autoridades internacionais.
Outra das áreas de negócios afectadas é a das cadeias internacionais de comida rápida Mc’Donalds e Buffalo Grill, cuja cotação das acções desceu drasticamente nas principais praças do mercado bolsista.
As previsões apontam ainda para a queda progressiva do valor das acções das empresas ligadas à produção e distribuição de carne bovina americana, cujo primeiro sinal foi já dado pelo decréscimo do volume de negócios na bolsa de Chicago, a maior do mundo no que diz respeito a comércio grossista de produtos alimentares.


Mais artigos de: Aconteceu

Parteira recebe indulto

O Presidente da República, Jorge Sampaio, concedeu seis meses de perdão de pena à enfermeira Maria do Céu Ribeiro, condenada a sete anos e meio de prisão efectiva por prática clandestina de interrupção voluntária da gravidez, permitindo que esta seja libertada do Estabelecimento Prisional de Felgueiras já no próximo mês...

Terramoto «sacode» Irão

Um violento terremoto de 6,3 graus na escala de Richter destruiu mais de 85 por cento da cidade de Bam, no sul do Irão, deixando completamente arrasada uma metrópole que se distinguia pelas construções seculares de barro, pedras e palha, classificada pela UNESCO como património da humanidade.O sismo, que registou o abalo...

Algarve sem água

As populações dos concelhos de Lagos, Portimão e Vila do Bispo, no barlavento algarvio, viram-se privadas, desde o passado dia 25, do fornecimento de água devido à ruptura da principal conduta de abastecimento da região.A situação, que obrigou ao retorno ao antigo sistema de captação em furos, poços e lagoas, foi...