Macbraga, Indústria de Confecções

Temer pelo futuro

Adensam-se os motivos de preocupação entre as trabalhadoras da Macbraga, do Grupo Maconde, face ao anúncio do encerramento da sua linha de confecções de calças. A decisão, recentemente conhecida, vem na sequência de uma sistemática redução de postos de trabalho que tem caracterizado a política da empresa nos dois últimos anos por recurso à figura da «rescisão do mútuo acordo».
Em risco, para já, estão os postos de trabalho de 40 trabalhadoras, a maioria delas com cinquenta ou mais anos de idade e que trabalham na Maconde há mais de trinta anos. O que levou a bancada comunista, por intermédio dos deputados Jerónimo de Sousa e Honório Novo, em requerimento do Governo, através dos Ministérios da Economia e da Segurança Social e do Trabalho, a inquirir sobre que tipo de inspecção foi feita perante o anunciado propósito de encerrar a produção da linha de calças da Macbraga.
«Considera a Inspecção que é aceitável e legal o encerramento de uma das unidades fabris do grupo Maconde, SGPS e o despedimento eventual dos seus trabalhadores?», perguntam os parlamentares comunistas, que se questionam ainda quanto às justificações dadas pela empresa para esta «estratégia» de gestão e sobre as intenções empresariais invocadas para tal decisão.
É que em causa está o próprio futuro da empresa, de reconhecida importância económica para a cidade de Braga e para a região, sabendo-se que está situada em área considerada muito apetecível do ponto de vista urbanístico e, por isso, sujeita às pressões de interesses que apostam em operações imobiliárias de natureza especulativa.
Para a bancada comunista, importa igualmente saber se o Grupo Maconde SGPS apresentou alguma candidatura a apoios públicos, no âmbito de qualquer dos programas de incentivo existentes no Ministério da Economia. Em caso afirmativo, qual a natureza e extensão do contrato celebrado e como é que ele pode compaginar-se com esta estratégia de diminuição da produção e de proceder a despedimentos generalizados», querem saber os deputados do PCP.
Recorde-se que o anunciado fecho desta linha de confecções de calças vem no seguimento de outras decisões tomadas pela empresa, na anterior ou sob a designação actual, no sentido da redução dos postos de trabalho e da diminuição da produção.
A Macbraga – Indústria de Confecções, AS, surgiu em termos jurídicos no início deste ano como resultado de uma alteração da Maconde ao seu pacto do seu pacto social.


Mais artigos de: Assembleia da República

Esclarecer graves irregularidades

O PCP insiste em ver esclarecidas as «suspeitas de irregularidades gravíssimas» que envolvem a concessão da gestão do Hospital Amadora Sintra. Por isso voltou a propor a criação de uma comissão de inquérito parlamentar.

Governo fecha-se em copas

O Governo continua sem dar resposta cabal aos sucessivos pedidos de esclarecimentos do PCP sobre a aplicação do novo regime de preços de referência aplicável aos princípios activos em que existam medicamentos genéricos.Na sequência de uma sua primeira diligência, sob a forma de requerimento subscrito pelo seu líder...

Dar a voz ao povo

Urge alargar e aprofundar o debate sobre o Tratado que institui uma Constituição europeia, o que, indo muito para além da realização de um referendo, não dispensa a realização deste.

AR marginalizada do debate

O PCP acusou a maioria governamental de estar a subtrair à Assembleia da República o debate sobre a situação dos serviços de informações da República. Esta é uma crítica em que os comunistas vêm insistindo desde há algum tempo, baseada no seu entendimento de que continua por corrigir a «situação institucional anómala» em...

Garantir o acesso ao Direito

A criação do Instituto do Serviço Público de Acesso ao Direito, prevista em projecto de lei do PCP, com o objectivo de garantir informação, consulta jurídica e apoio judiciário aos mais carenciados, foi inviabilizada pelos votos da maioria PSD-CDS/PP e do PS.Um alegado acréscimo de «peso do funcionalismo público» e o...

Salvar o Rio Homem

O PCP quer saber o que está a ser feito pelo Ministério do Ambiente para resolver o grave problema de poluição que atinge o Rio Homem. O que foi conhecido até há relativamente pouco tempo como um dos rios menos poluídos da Europa está, com efeito, hoje, a ser fustigado por focos poluidores desde praticamente a sua...