Revolução de Outubro vive

A Revolução de Outubro de 1917 continua bem presente na memória do povo russo.
Tal é confirmado por uma sondagem efectuada pela organização Vziom, nas vésperas da comemoração do 7 de Novembro, cuja amostra foi de 1600 inquiridos.
Segundo os resultados divulgados, 42 por cento dos inquiridos afirmaram que apoiariam activamente os bolcheviques ou «colaborariam activamente» com estes, caso a revolução socialista estivesse hoje em marcha no país.
Apenas 10 por cento declararam que se oporiam à revolução, enquanto 16 por cento afirmaram que se mudariam para outro país, sendo que o número de pessoas que «aguardariam para ver» ficou cifrado em cerca de 27 por cento.
Quando confrontados com uma análise ao pontos positivos e negativos da experiência soviética, 32 por cento responderam que ela tinha permitido o desenvolvimento do país e 19 por cento que marcou uma nova era na história dos povos, totalizando 51 por cento os inquiridos que fazem um balanço positivo.


Mais artigos de: Breves Intenacional

Sérvia sem presidente

A eleição do novo presidente da República da Sérvia e do Montenegro voltou a ser adiada, mantendo-se o vazio institucional criado após a demissão de Milan Milutinovic, em Dezembro passado.Pela terceira vez consecutiva a afluência às urnas não atingiu sequer os 50 por cento da população, pelo que o acto não pode ser...

Governo colombiano desmorona-se

As demissões de ministros do executivo colombiano, bem como a de altos funcionários do estado por alegado envolvimento em corrupção conheceu, na passada quinta-feira, um novo capítulo.Desta vez foi a ministra do Meio Ambiente, Cecilia Rodríguez, que renunciou ao cargo que ocupava no governo de Alvaro Uribe, dando...