Sintra

Lutar por melhores acessibilidades

A CDU de Sintra garante que vai acompanhar as questões de trânsito, apesar deste pelouro ter sido retirado à vereadora Guadalupe Gonçalves, desde sempre empenhada na questão das acessibilidades.
Recorde-se que a antiga porta-voz da Comissão de Utentes do IC-19, Guadalupe Gonçalves, foi afastada pelo presidente da Câmara Municipal de Sintra, Fernando Seara, do PSD, do pelouro do Trânsito, integrado no Departamento de Obras Municipais, que passou para o vereador Lino Ramos, do CDS-PP. Em troca ficou com o pelouro do Ambiente que acumula com a Intervenção Local, de que já era responsável.

«Não vemos nenhum drama na troca de pelouros, que o presidente considera útil e necessária. Mas vou continuar a acompanhar todos os projectos em curso, como os das circulares Nascente e Poente ao Cacém, do alargamento do IC-19, da construção do IC-16/30 e da quadruplicação da via férrea», afirmou a vereadora Guadalupe Gonçalves, em conferência de imprensa, que se realizou, na passada semana, no Palácio Valenças.

Apesar de frisar que «não existe qualquer mal-estar» entre a vereadora da CDU e o presidente da autarquia. Deolinda Santos, da CDU de Sintra, salientou que «o Trânsito estava mais bem entregue à vereadora» de uma força política «coerente, combativa e com um projecto diferente» do da coligação PSD/CDS-PP.

«A CDU continuava interessada em manter este pelouro, mas uma vez que não foi possível no quadro da estrutura orgânica do município, estamos cá para acompanhar e ajudar», continuou Deolinda Santos.

Quanto à área do Ambiente, Guadalupe Gonçalves disse estar a «arrumar a casa» para poder definir os objectivos concretos, adiantando que para o efeito já criou o «Núcleo do Ambiente» para analisar os problemas existentes no concelho.

Um trabalho notável

Durante a conferência de imprensa, a CDU fez ainda o balanço da sua actividade no primeiro ano de mandato que considera «notável e com um grande número de obras concretizadas».

Com o Trânsito e Acessibilidades no centro das suas preocupações, a CDU salientou a conclusão dos estudos prévios das circulares Nascente e Poente ao Cacém, a realização do estudo de viabilidade do alargamento do IC-19, a elaboração da proposta de dispensa da Avaliação de Impacto Ambiental, de forma a poder antecipar um ano o início da obra, entre outras medidas.

A coligação destacou ainda durante a iniciativa a colaboração com a REFER na execução dos projectos da Estação de Barcarena, da Passagem Inferior da Recta do Papel e do estudo prévio da Estação de Agualva/Cacém, assim como a apresentação de propostas para a utilização de esquadras da PSP nas novas estações.

No sector da Renovação Urbana sobressaiu a Intervenção Operacional Estratégica de Queluz, que passa entre outras acções, pela recuperação da Mata da Matinha, a continuidade dos projectos sociais em Mira Sintra e a conclusão do projecto de execução de recuperação e beneficiação dos arranjos exteriores do Bairro 1.º de Maio, em Monte Abraão.

«Obras estruturantes»

Vários concursos foram também lançados para «obras estruturantes» ao nível das redes de água e abastecimento de águas residuais e para a construção do complexo oficial do SMAS, orçado em 1,5 milhões de euros.

«No que toca às perdas de água, que à data da nossa tomada de posse situavam na ordem dos 40 por cento, reduzimo-las em 5/6 pontos percentuais, com ganhos superiores a 750 mil euros e manter as tarifas inalteradas», disse o vereador responsável pelos SAMAS, Baptista Alves.

A CDU aludiu ainda à «competência» e ao «contributo» que teve nos concelhos de administração de empresas municipais, como a Sintraquorum (Gestão de Equipamentos Culturais e Turísticos), na HPEM (Higiene Pública) e na EDUCA (Empresa Municipal de gestão e manutenção de Equipamentos Educativos de Sintra).


Mais artigos de: Nacional

«Aprofundar a democracia participativa»

A comunidade portuguesa foi a votos, domingo, para eleger os seus representantes no CCP, órgão de consulta do Governo para as políticas de emigração. As eleições já deveriam ter ocorrido há dois anos.

«Paz sim, guerra não!»

A «Plaforma Almada pela Paz» realizou uma iniciativa contra a guerra no Iraque. As crianças também participaram no protesto e, através dos seus desenhos, repudiaram a agressão anglo-americana.

Setúbal mais limpo

A Câmara Municipal de Setúbal recebeu propostas de oito empresas, com valores entre três e sete milhões de euros, referente ao concurso público internacional para adjudicação por três anos dos serviços de limpeza urbana da cidade.O vencedor do concurso público, que deverá ser conhecido dentro em breve, deverá assumir a...

PCP contra entradas pagas

Os vereadores do PCP na Câmara Municipal de Lisboa lançaram, esta semana, um abaixo-assinado contra a decisão camarária de cobrar as entradas no Castelo de São Jorge e a favor da continuação das obras de reabilitação naquela freguesia, interrompidas pelo executivo do PSD.A decisão de cobrar entradas no Castelo de São...

Não ao encerramento do Centro de Saúde

Os autarcas da CDU da Cruz Quebrada/Dafundo, manifestaram, esta semana, a sua «viva preocupação» pela notícia, posta a circular na freguesia, de que o Centro de Saúde iria encerrar em breve, e que os utentes, bem como os profissionais ali em serviço, seriam distribuídos pelas unidade de saúde de Linda-a-Velha.Entretanto,...

«Um corte com a história do sal»

A Câmara Municipal de Alcochete, do PS, aprovou um protocolo para explorar as salinas da Fundação João Gonçalves Júnior, situação que desagradou aos vereadores da CDU, que defendem que a extracção do sal deveria caber à instituição.«O apoio que a Câmara Municipal deveria dar era na comercialização do sal, em que a...