Queda da ponte pedonal do IC 19

Governo é o responsável

A demissão do presidente do Instituto de Estradas de Portugal (IEP) foi «a forma expedita» de o Governo PSD/PP «sacudir a água do capote», face à incapacidade dos organismos estatais responsáveis no caso da queda da ponte pedonal do IC 19, acusa a Comissão Concelhia do PCP.
Para os comunistas, o ministro das Obras Públicas deveria saber que nos serviços que superintende «não existem condições para assegurar eficazmente» a fiscalização e manutenção dos viadutos e pontes pedonais que existem no País, tarefa entregue em grande parte a empresas privadas, por iniciativa do Governo PS - quando desmantelou a Junta Autónoma das Estradas - mas que o actual Governo tem mantido. O certo é, dizem, que aquelas empresas «nem sempre fiscalizam em função dos interesses da população mas em função de outros interesses».
Muitas outras pontes estão provavelmente em situação idêntica, lembra a Concelhia do PCP, só que para o ministro e o Governo o importante é manter o défice inferior a 3%, «mesmo que para isso tenham de morrer algumas portugueses», o que felizmente não aconteceu neste caso.
Quanto à divulgação do inquérito feito pelo IEP, os comunistas admitem mesmo que «o ministro não conhecia os resultados e argumentados utilizados pelos técnicos, de tal modo estes foram ridículos».
Por fim, considerando que «a segurança dos portugueses não pode estar à mercê de governantes que desaparecem nos momentos críticos», a Concelhia de Sintra entende que o Governo bem poderia demitir-se, já que esta seria a forma de a «tranquilidade dos portugueses ganhar fôlego».


Mais artigos de: PCP

Confiança no trabalho feito

O trabalho realizado é o melhor trunfo que a CDU tem para as eleições intercalares de domingo na freguesia de Samora Correia, provocadas pela demissão em bloco de PS e PSD.

A cimeira dos ricos

Uma forma de os grandes países consolidarem o seu poder. É assim que o PCP caracteriza a cimeira da Organização Mundial do Comércio, que decorreu em Cancun.

Governo favorece privados

Também no sector dos transportes, a política do Governo tem uma forte marca de classe, beneficiando os grandes grupos económicos, acusa o PCP.

Sobre a revisão constitucional

A Comissão Política do PCP está contra a intenção manifestada pelo PS para abrir um processo de revisão constitucional e de prosseguir com a reforma do sistema político.

Novas agressões em curso contra o povo palestiniano

«O PCP regista com particular inquietação as notícias que dão conta do assalto e ocupação do Ministério palestiniano da Cultura pelo exército de Israel em Ramalah», diz o Gabinete de Imprensa deste Partido, para quem esta acção é um novo acto de agressão que se insere «numa escalada de violência e terror para a qual o...

PCP apoia luta das populações

A Direcção da Organização Regional de Viana do Castelo do PCP está solidária com a luta das populações de Argela, Lanhelas e Vilar de Mouros contra as propostas de traçado do IC 1 que o Governo e a Euroscutt pretendem impor, com a conivência da Presidente da Câmara Municipal de Caminha. A acção de protesto levada a...