Contra propostas de traçado do IC1

PCP apoia luta das populações

A Direcção da Organização Regional de Viana do Castelo do PCP está solidária com a luta das populações de Argela, Lanhelas e Vilar de Mouros contra as propostas de traçado do IC 1 que o Governo e a Euroscutt pretendem impor, com a conivência da Presidente da Câmara Municipal de Caminha. A acção de protesto levada a efeito por autarquias e associações locais, em Caminha, no dia 30 de Agosto, teve, assim, a sua participação activa.
O PCP e os eleitos da CDU, que têm acompanhado o processo ouvindo autarcas e a população, têm, de resto, utilizado todas as possibilidades de intervenção institucional ao seu alcance contra estas propostas, nomeadamente na Assembleia da República, através do deputado Honório Novo que, após visitar Vilar de Mouros, em 16 de Novembro de 2002, apresentou um requerimento na Assembleia da República sobre as questões levantadas na ocasião por elementos da Junta e Assembleia de Freguesia.
Também a deputada no Parlamento Europeu Ilda Figueiredo, que reuniu no fim de Julho com elementos das Juntas de Freguesia de Argela, Lanhelas e Vilar de Mouros e visitou as áreas que irão ser afectadas pela construção do IC 1, expressou inteira disponibilidade para intervir no âmbito das questões que se relacionem com a Comunidade Europeia.
Intervenção a favor da vontade das populações têm sido tomadas igualmente na Assembleia Municipal de Caminha, pelos 3 eleitos municipais da CDU, entre os quais o Presidente da Junta de Freguesia de Vilar de Mouros, assim como na Junta e Assembleia de Freguesia de Vilar de Mouros, órgãos autárquicos de maioria CDU, que têm liderado o processo, em ligação com outras autarquias, comissão de moradores e outras associações.
Em nota à comunicação social, a DORVIC considera que só com a unidade e mobilização de todos e a intervenção dos órgãos autárquicos «será possível travar o atentado contra o património ambiental, paisagístico, histórico e humano, que alguns pretendem impor, por meras razões economicistas ou de protagonismo pessoal».


Mais artigos de: PCP

Confiança no trabalho feito

O trabalho realizado é o melhor trunfo que a CDU tem para as eleições intercalares de domingo na freguesia de Samora Correia, provocadas pela demissão em bloco de PS e PSD.

A cimeira dos ricos

Uma forma de os grandes países consolidarem o seu poder. É assim que o PCP caracteriza a cimeira da Organização Mundial do Comércio, que decorreu em Cancun.

Governo favorece privados

Também no sector dos transportes, a política do Governo tem uma forte marca de classe, beneficiando os grandes grupos económicos, acusa o PCP.

Sobre a revisão constitucional

A Comissão Política do PCP está contra a intenção manifestada pelo PS para abrir um processo de revisão constitucional e de prosseguir com a reforma do sistema político.

Novas agressões em curso contra o povo palestiniano

«O PCP regista com particular inquietação as notícias que dão conta do assalto e ocupação do Ministério palestiniano da Cultura pelo exército de Israel em Ramalah», diz o Gabinete de Imprensa deste Partido, para quem esta acção é um novo acto de agressão que se insere «numa escalada de violência e terror para a qual o...

Governo é o responsável

A demissão do presidente do Instituto de Estradas de Portugal (IEP) foi «a forma expedita» de o Governo PSD/PP «sacudir a água do capote», face à incapacidade dos organismos estatais responsáveis no caso da queda da ponte pedonal do IC 19, acusa a Comissão Concelhia do PCP. Para os comunistas, o ministro das Obras...