Itália

Governo quer poupar nas reformas

O ministro italiano do Trabalho, Roberto Maroni, propôs um aumento de 32 por cento dos salários dos trabalhadores que continuem no activo depois de atingirem a idade de reforma.
Em entrevista ao diário «La Repubblica», Maroni considera que só será possível «prolongar a idade média de reforma, em dois ou três anos, através de incentivos». Atento ao acesso debate que provocou a proposta de Berlusconi de aumentar em cinco anos a idade de reforma, o ministro afirma que todas as alterações têm de ser discutidas com os sindicatos, insistindo no entanto na equiparação dos regimes do sector privado e público, este último mais favorável aos trabalhadores.
Actualmente, os italianos têm direito à reforma a partir dos 57 anos (56 no sector público) desde que tenham um mínimo de 35 anos de contribuições. Em média, a idade de reforma situa-se nos 59,6 anos, o que para o governo é cedo de mais face a uma esperança de vida que ultrapassa os 80 anos. O aumento da idade da reforma é apresentado com a única solução para superar o défice de 35 mil milhões de euros registado anualmente pelo sistema de pensões.
Contudo, outro membro do governo, o subsecretário do Trabalho, Alberto Brambilia, também membro da Liga do Norte, que integra a coligação de direita liderada por Silvio Berlusconi, considera que o verdadeiro problema não está na idade da reforma mas na quantidade de reformas antecipadas efectuadas pelas empresas, na maioria dos casos contra a vontade dos trabalhadores.


Mais artigos de: Europa

Moeda de troca

A menos de duas semanas da Conferência Ministerial de Cancún (México), a União Europeia expressa reservas em relação ao projecto de declaração final.

PCP agenda debate

Os incêndios em Portugal vão ser debatidos na próxima sessão do Parlamento Europeu,, que terá lugar entre os dias 1 e 4 de Setembro. O agendamento foi obtido por iniciativa dos eurodeputados do PCP e do Grupo Confederal Esquerda Unitária/Esquerda verde Nórdica, em que estão integrados.O debate, com a presença da Comissão...

A rota para Cancun

A quinta Conferência Ministerial da Organização Mundial de Comércio (OMC) irá realizar-se em Cancun (México) nos próximos dias 10 a 14 de Setembro. Esta conferência surge num momento chave da resposta do capitalismo a nível mundial, nomeadamente quando os sinais de retoma económica continuam adiados e os resultados da...