Incêndios

PCP agenda debate

Os incêndios em Portugal vão ser debatidos na próxima sessão do Parlamento Europeu,, que terá lugar entre os dias 1 e 4 de Setembro. O agendamento foi obtido por iniciativa dos eurodeputados do PCP e do Grupo Confederal Esquerda Unitária/Esquerda verde Nórdica, em que estão integrados.
O debate, com a presença da Comissão Europeia, foi solicitado através de uma carta enviada ao presidente do Parlamento Europeu, Pat Cox, no passado dia 4, na qual os deputados comunistas apelavam à realização de todos os esforços possíveis de solidariedade às populações atingidas.

UE anuncia ajuda

Entretanto, fontes comunitárias, citadas pela Agência Lusa, anunciavam que a Comissão Europeia se preparava para declarar como «catástrofe de grandes proporções» os incêndios em Portugal, que destruíram mais de 330 mil hectares de área florestal, provocaram 18 mortos e prejuízos de mil milhões de euros.
A decisão prevista para ontem, quarta-feira, inclui a proposta de atribuição de uma ajuda de emergência de 31,655 milhões de euros do Fundo de Solidariedade da União Europeia (UE) para fazer face aos prejuízos causados pelos incêndios florestais.
O montante de ajuda será proposto ao Parlamento Europeu e ao Conselho de Ministros, as autoridades orçamentais da UE, devendo «o processo de aprovação estar terminado em meados de Maio».


Mais artigos de: Europa

Moeda de troca

A menos de duas semanas da Conferência Ministerial de Cancún (México), a União Europeia expressa reservas em relação ao projecto de declaração final.

Governo quer poupar nas reformas

O ministro italiano do Trabalho, Roberto Maroni, propôs um aumento de 32 por cento dos salários dos trabalhadores que continuem no activo depois de atingirem a idade de reforma.Em entrevista ao diário «La Repubblica», Maroni considera que só será possível «prolongar a idade média de reforma, em dois ou três anos, através...

A rota para Cancun

A quinta Conferência Ministerial da Organização Mundial de Comércio (OMC) irá realizar-se em Cancun (México) nos próximos dias 10 a 14 de Setembro. Esta conferência surge num momento chave da resposta do capitalismo a nível mundial, nomeadamente quando os sinais de retoma económica continuam adiados e os resultados da...