Mil localidades

Interior do Porto é discriminado

O PCP acusa o «poder político» de discriminar e não investir no interior do distrito do Porto. Esta foi a principal conclusão do Mandato Aberto ao concelho de Felgueiras, realizado pela Direcção da sub-região do Vale do Sousa e Baixo Tâmega, que contou com a presença do deputado eleito pelo distrito do Porto, Honório Novo.
Nas várias visitas realizadas, essa discriminação foi diversas vezes constatada, acusa o PCP. Na área das infra-estruturas, nota-se um grande atraso na rede de saneamento básico, que cobre apenas 15 por cento da população do concelho, denunciam os comunistas.
Na área da Saúde, apesar de melhorias recentes ao nível das infra-estruturas, os recursos humanos continuam a ser insuficientes, tendo aumentado o número de pessoas sem médico de família, sendo já mais de 20 mil os que estão nesta situação, ou seja, mais de um terço da população de Felgueiras.
Do ponto de vista do emprego, o PCP destaca o sector do calçado, que ocupa cerca de 15 mil trabalhadores no concelho. Este sector, afirma o PCP, enfrenta problemas com a economia subterrânea e a existência de empresas subcontratadas, na área do corte e costura, a que muitas outras recorrem com regularidade. Os comunistas consideram fundamental um maior investimento na formação e qualificação destes trabalhadores, bem como no aumento dos salários reais, para a fixação dos jovens e para o desenvolvimento do sector.
Como é objectivo da campanha do PCP «Mil localidades: participação e desenvolvimento», das iniciativas realizadas saem propostas ou requerimentos parlamentares. Este caso não será excepção. Honório Novo deixou o compromisso de, no início do novo ano parlamentar, e com base no conhecimento concreto obtido na visita, apresentar na Assembleia da República propostas tendentes à resolução dos problemas observados no concelho de Felgueiras.


Mais artigos de: PCP

TAP pública e unida tem futuro

A célula do PCP na TAP considera que os bons resultados do primeiro semestre do ano comprovam a viabilidade da companhia aérea nacional enquanto empresa pública.

Água pública e barata!

O PCP opõe-se às tentativas de privatização e aumento de preços da água e saneamento que várias autarquias PS e PSD pretendem implementar.

Portas é o foco

As justificações públicas de Silva Viegas para a sua demissão «têm de merecer a análise e a reflexão de todos os portugueses e, desde logo, do Presidente da República», considera o PCP.

<font color=0094E0>Cidade da juventude, espaço de futuro</font>

Todos os anos reinventada e totalmente renovada, a Cidade da Juventude promete um mundo de surpresas e novidades que, para Nélson Silva, um dos responsáveis deste espaço, é o «ponto de encontro privilegiado para muitos milhares de jovens que visitam a Festa.

<font color=0094E0>Todo o desporto na Festa</font>

Numa altura em que as verbas do Estado para o desporto são praticamente todas canalizadas para o futebol e as modalidades profissionais, a Festa do Avante! ganha cada vez mais importância na divulgação das modalidades amadoras e do movimento associativo que, sem quaisquer propósitos de lucro, continuam a dinamizar a prática desportiva de forma insubstituível. Este ano será ainda melhor.

<font color=0094E0>«O sol quando nasce é para todos»</font>

A exposição que vai estar patente no espaço de Ciência e Tecnologia do Pavilhão Central da Festa do Avante! é, este ano, dedicada aos recursos energéticos. O título, «O sol quando nasce é para todos», elege as energias alternativas como solução para a grave crise de recursos que o mundo atravessa, e a luta dos povos contra o capitalismo como único caminho para preservação da vida à face da terra. Fomos falar com o colectivo de camaradas responsáveis pela organização da mostra e procurámos saber, a menos de um mês do início da Festa, o que se está a preparar.

<font color=0094E0>Um mundo de tentações</font>

Para quem ama a leitura, a Festa do Livro é uma verdadeira tentação, devido à grande diversidade e qualidade de títulos à disposição.Numa área de 800 metros quadrados, mais de cem mil volumes estão à disposição dos leitores que, graças à Feira de Saldos, podem adquirir obras com descontos que podem ir até 70 por...

<font color=0094E0>EP, o ingresso da solidariedade</font>

Quanto mais cedo se compra a Entrada Permanente, mais receitas tem a própria Festa para a sua realização. Por outro lado, estamos num ano de intensa actividade político-partidária, para o qual o financiamento do Partido é fundamental. É principalmente por estes dois motivos que é tão importante que todos os militantes e...

<font color=0094E0>Informar, Esclarecer, Agir</font>

No contexto de uma violenta ofensiva à escala mundial, encabeçada pelos EUA, pelo controle dos recursos energéticos, o espaço de Ciência e Tecnologia no Pavilhão Central vai também ser palco de debates sobre as mais candentes questões da actualidade nesta matéria.Pretendendo abordar com os compromissos assumidos em...