Tortura de Estado

Ao assinalar o Dia Internacional de Apoio às Vítimas de Tortura, a Amnistia Internacional(AI) divulgou um relatório onde denuncia que a tortura e outras formas de tratamentos cruéis e inumanos continuam a fazer parte do quotidiano de milhares de pessoas em cerca de cento e cinquenta países em todo o mundo.
Segundo os dados apurados, em oitenta países, entre 1997 e 2000, registaram-se mortes em consequência directa da aplicação de tortura e tratamentos similares, não raras vezes praticados e encorajados pelos Estados.
A organização destaca ainda que Israel é o único país onde a tortura foi legalizada nos interrogatórios e onde nenhum agente foi alguma vez julgado por a ter praticado, sendo o responsável protegido pelas autoridades por alegadas «necessidades de defesa».
A AI sublinha que também as condições de detenção em mais de noventa países revelam «condições de cárcere cruéis, desumanas e degradantes», podendo e devendo ser consideradas como tortura.


Mais artigos de: Internacional

«Los Disidentes»

Um livro incomum foi apresentado em Havana na semana passada, «Los Disidentes».O título poderia gerar confusão; daí a necessidade das aspas.Os autores, Luis Baez e Rosa Miriam Elizalde, dois destacados jornalistas, reuniram em 227 páginas entrevistas com 12 agentes da segurança cubana que durante anos, infiltrados em...

Milhares manifestam-se em Roma

A Praça Farnese, em Roma, foi pequena para acolher os milhares de italianos que, no domingo, ali se reuniram para demonstrar o apoio ao povo Cubano.

Cessar-fogo em nome da independência

Nos termos do acordo entre as autoridades palestinianas e Israel, o Hamas, a Jihad Islâmica e a Fatah anunciaram, domingo, uma trégua de três meses.

Iraque a «ferro e fogo»

A ocupação do Iraque por parte das tropas norte-americanas e britânicas está a revelar-se um «osso duro de roer», como demonstram os recorrentes confrontos entre os militares e a população iraquiana, cujo resultado se conta em dezenas de mortos.Depois dos recentes atentados a oleodutos e outras estruturas do vasto...

Congresso do PAICV

O 10.º Congresso do Partido Africano para a Independência de Cabo-Verde(PAICV), que se realizou entre 27 e 29 de Junho, na Cidade da Praia, elegeu José M.ª das Neves como presidente do partido, bem como os restantes membros do Comité Central.No Congresso estiveram presentes delegações do MPLA, de Angola, PAIGC, da...