«A morte da agricultura portuguesa»

Amândio de Freitas, presidente da Federação dos Agricultores do Distrito de Santarém (FADS), entregou, este mês, ao Governador Civil da região, Mário Albuquerque, o manifesto que a Confederação Nacional da Agricultura (CNA) tem vindo a dar aos representantes do Governo em cada distrito do País, num protesto nacional contra uma proposta de reforma da PAC que, no entender da federação, «pode significar a morte da agricultura familiar portuguesa».
Para Amândio de Freitas, o argumento do relatório da Comissão Europeia sobre a evolução da agricultura portuguesa, que denuncia a ausência de desenvolvimento apesar dos milhões de euros entregues a Portugal, é «um falso argumento» porque, sublinhou, «80 por cento das ajudas foram dadas a 10 por cento dos agricultores portugueses».
Durante o encontro, o presidente da FADS disse ainda que, em Portugal, as ajudas têm sido dadas não aos agricultores mas aos donos das terras, o que, no seu entender, explica os números do relatório que dão os concelhos de Cascais e do Porto como os que mais ajudas ao desenvolvimento receberam, enquanto Marco de Canavezes, um dos concelhos mais agrícolas do país, foi o que menos recebeu.
«A questão é que as produções nacionais (como o vinho, os hortícolas ou o leite) não têm ajudas nenhumas», disse, frisando que essa é uma situação que a CNA gostaria de ver alterada.
No manifesto entregue, a CNA recorda o seu acordo quanto a posições defendidas pelo Governo - contra o desligar das ajudas da produção, pelo aumento de certas quotas e direitos de produção e pela correcção de distorções com mais apoios ao vinho, frutas e hortícolas -, estranhando o silêncio «comprometedor» do Ministério da Agricultura.


Mais artigos de: Nacional

Trabalho infantil aumenta em Portugal

Cerca de quatro por cento dos menores em idade escolar, isto é, mais de 46 mil crianças, trabalhavam em 2001 em Portugal, de acordo com um estudo governamental.

Fartos de promessas

A Comissão de Utentes do IC-19 exige do Governo o alargamento daquela via e critica a falta de prazos concretos para a construção da estrada IC-16 e das circulares Nascente e Poente ao Cacém.

Teatro de qualidade em Almada

O 20.º Festival Internacional de Teatro de Almada, que decorrerá de 4 a 18 de Julho, trará a Portugal o encenador Benno Besson, antigo colaborador do dramaturgo alemão Bertolt Brecht, e homenageará o actor Raul Solnado, a comemorar 50 anos de carreira. A programação foi apresentada, sexta-feira, pela Companhia de Teatro...

CDU contra o encerramento do parque de campismo

O presidente da Câmara de Faro suspendeu, recentemente, a decisão de manter fechado o parque de campismo da praia de Faro, até que se clarifique quem tem competência legal para o fazer. Contudo, o parque mantém-se interdito a novos campistas e só os utentes actuais, bem como os habituais, estão autorizados a...

Degradação da Serra de Canelas

Ilda Figueiredo, eleita pela CDU na Assembleia Municipal de Vila Nova de Gaia, denunciou, na passada semana, a degradação e abandono a que a Serra de Canelas está votada, designadamente a proliferação de lixeiras e de pedreiras de granito desactivadas.No final de uma visita à Serra de Canelas, Ilda Figueiredo manifestou...