Jornadas Parlamentares do PCP

Pela mobilidade das populações

Tema que mereceu uma particular nas Jornadas Parlamentares foi o das condições de mobilidade das populações das áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto. Avaliada foi também a recente criação da Autoridade Metropolitana de Transportes (para a qual o PCP contribuiu através da apresentação de um projecto de lei) e a realidade de oferta de transportes na Área Metropolitana do Porto.

Face aos problemas recenseados, os deputados comunistas decidiram apresentar um projecto de lei que cria o passe social intermodal da Área Metropolitana do Porto, o qual poderá abarcar municípios que não pertençam à própria área Metropolitana.

Aprovada nas Jornadas foi igualmente a decisão de apresentar um outro projecto de lei que «confirma o passe social intermodal como título dos transportes colectivos de passageiros da Área Metropolitana de Lisboa» e actualiza – alargando e adoptando as novas realidades de mobilidade – «o âmbito geográfico das respectivas coroas».

Considerando que as circulares rodoviárias exteriores do Porto e de Lisboa são vias fundamentais no ordenamento e distribuição do trânsito, designadamente no desvio de fluxos dos seus centros, o Grupo comunista decidiu ainda apresentar um projecto de lei que elimina várias portagens naquelas duas áreas metropolitanas, entre as quais estão, por exemplo, as situadas no IC24/CREP, a norte e sul do Rio Douro, bem como as portagens da CREL, da Ponte 25 de Abril e da auto estrada do Sul entre Almada e o nó do Fogueteiro, bem como entre Setúbal e Palmela.



Mais artigos de: Assembleia da República

Movimento popular é decisivo<br> em favor da Paz

«A invasão, bombardeamento e ocupação do Iraque que a administração Bush quer materializar de qualquer maneira e a que o Primeiro-Ministro português já deu o seu apoio implícito é uma guerra ilegítima e injusta», afirmou o Secretário Geral do PCP, Carlos Carvalhas, na véspera da grandiosa manifestação em Lisboa que mobilizou num imenso caudal de protesto muitas dezenas de milhares de portugueses.

Maioria degrada funcionamento da AR

A postura assumida pela maioria PSD-CDS/PP está a repercutir-se negativamente no normal funcionamento da Assembleia da República. A acusação é do líder da bancada comunista, Bernardino Soares, ao intervir na abertura das Jornadas Parlamentares do PCP.

Subordinar a saúde à lógica do lucro

Os deputados comunistas tiveram ensejo no decurso das suas Jornadas de contactar de perto com alguns dos problemas que enfrentam as unidades de saúde e os seus profissionais em resultado da política governamental. Este foi um tomar o pulso à realidade proporcionado, sobretudo, pelas visitas e reuniões realizadas à unidade de saúde de Serpa Pinto e ao Hospital de Santo António.