UE substitui NATO na Macedónia
Os Quinze aprovaram na segunda-feira, em Bruxelas, a acção comum que autoriza a União Europeia a iniciar na Macedónia a sua primeira operação militar e sob o comando do almirante alemão Rainer Feist.
O documento, que entra em vigor já no próximo sábado, dia 1, estima em 4.700 mil euros o valor de referência da operação em que as forças da UE vão substituir as da NATO naquele território balcânico.
A UE utilizará o quartel-general da NATO (SHAPE, em Mons, Bélgica), mas a cadeia de comando da operação «permanecerá sob o controlo político e a direcção estratégica da UE», depois das consultas prévias com a NATO.
Nesta operação militar comunitária poderão participar membros não europeus da Aliança (como a Turquia), os futuros candidatos à UE e outros «parceiros potenciais».
Os Quinze receberam no passado dia 17 a carta formal em que o Chefe de Estado macedónio convidava a UE a assumir a responsabilidade pelas operações militares no seu território, com o objectivo de assegurar protecção aos observadores internacionais do processo de paz.