Sondagens favoráveis ao euro

Uma sondagem na Dinamarca, publicada pelo jornal conservador «Jyllands-Posten» indica que 55 por cento dos eleitores se mostram favoráveis ao euro, 34 por cento estão contra e 11 por cento, indecisos.

O estudo, realizado de 6 a 9 de Janeiro, mostra no entanto uma diminuição de três por cento dos apoiantes da moeda única que num inquérito anterior atingiram os 58 por cento. O governo de direita, um fervoroso partidário do euro, anunciou entretanto que um referendo sobre a matéria só terá lugar em 2004-2005, depois de serem conhecidos os resultados das negociações sobre o novo tratado da União Europeia alargada a 25 estados.

Recorde-se que os dinamarqueses chumbaram a adesão ao euro em, em 28 de Setembro de 2000, com uma maioria de 53 por cento dos votos expressos.

Também na Suécia, 52 por cento dos inquiridos declaram-se a favor da entrada do seu país na zona euro, contra 46 por cento de opositores, segundo um sondagem encomendada pelo banco dinamarquês «Danske Bank».

Neste país, esta questão será decidida através de referendo já marcado para 14 de Setembro próximo. Na sondagem anterior, efectuada em Dezembro, os partidários do «sim» eram minoritários.

Todavia, desta vez a maioria dos inquiridos respondeu «sim» ou «provavelmente sim» à pergunta sobre se votariam a favor da adesão da Suécia. Destes, apenas 26 por cento deram um «sim» claro. Em contrapartida, entre os opositores, 29 por cento expressaram um «não» peremptório.



Mais artigos de: Breves Europa

UE substitui NATO na Macedónia

Os Quinze aprovaram na segunda-feira, em Bruxelas, a acção comum que autoriza a União Europeia a iniciar na Macedónia a sua primeira operação militar e sob o comando do almirante alemão Rainer Feist. O documento, que entra em vigor já no próximo...

Portugueses insatisfeitos com preços

Os consumidores portugueses são dos europeus menos satisfeitos com o preço da electricidade, gás e água apesar de globalmente estarem satisfeitos com a qualidade dos serviços essenciais oferecidos, segundo um inquérito divulgado, na terça-feira, em Bruxelas. Elaborado a...

Ano europeu das pessoas com deficiência

A Comissão Europeia e a presidência grega inauguraram no passado domingo o Ano Europeu das Pessoas com deficiência convidando os estados a combater a discriminação e as barriras sociais. Na cerimónia celebrada no Palácio da Música da capita grega, em que participaram...