Portugueses insatisfeitos com preços
Os consumidores portugueses são dos europeus menos satisfeitos com o preço da electricidade, gás e água apesar de globalmente estarem satisfeitos com a qualidade dos serviços essenciais oferecidos, segundo um inquérito divulgado, na terça-feira, em Bruxelas.
Elaborado a pedido da Comissão Europeia, o estudo afirma que «a maioria dos consumidores europeus está satisfeita com a qualidade dos serviços essenciais», tais como serviços postais, telecomunicações, gás, electricidade e água.
O grau de satisfação varia consoante os serviços e 40 por cento dos inquiridos consideram que «os preços são demasiado elevados». Os portugueses estão entre os que mais se manifestaram a sua insatisfação em relação ao preço da electricidade (52 por cento), gás (43) e água (42), mostrando-se igualmente mais insatisfeitos do que os outros europeus quanto à «qualidade» do serviço de abastecimento de electricidade (10 por cento), gás (10) e água (13). Em contrapartida, 92 por cento destacam a qualidade dos serviços de telefones móveis.
O estudo revela ainda que os preços dos transportes rodoviários e ferroviários aumentaram mais rapidamente do que a inflação, notando que «os detentores dos antigos monopólios preservam uma grande parte do mercado dos serviços essenciais em quase todos os Estados membros».