7.ª Assembleia de Aveiro

Intervir mais e melhor

Para analisar a actividade desenvolvida desde Fevereiro de 1999, definir um plano de actividade para o futuro e eleger a nova Comissão Concelhia, reuniu, em 7 Dezembro, a 7.ª Assembleia da Organização Concelhia de Aveiro do PCP.

A assembleia, que decorreu nas instalações da biblioteca municipal, contou com a participação de Francisco Lopes, membro da Comissão Política, que estava acompanhado na mesa por João Frazão, responsável pela DORAV, e António Salavessa e António Luís Almeida, membros da DORAV e da Comissão Concelhia de Aveiro.

Pode considerar-se que a reunião magna dos comunistas de Aveiro atingiu os seus objectivos: discutiu e aprovou por unanimidade a resolução política apresentada pela Comissão Concelhia cessante e elegeu, também por unanimidade, a nova Comissão Concelhia, composta por 23 membros, 39 por cento dos quais integram este organismo pela primeira vez e 22 por cento têm idades abaixo dos 30 anos.

A resolução política considera que a Organização de Aveiro, apesar do período extremamente exigente que teve de enfrentar e das suas inúmeras insuficiências, esteve presente, com maiores ou menores dificuldades, nas principais batalhas e tarefas, afirmando-se como uma organização política com opinião, propostas e acção coerente.

De facto, os comunistas tiveram uma assinalável intervenção autárquica num concelho hoje dominado por betão e por um conjunto de obras lançadas em simultâneo, sem planeamento ou acautelamento devido das consequências, promoveram inúmeras sessões públicas temáticas, jornadas de esclarecimento e visitas de deputados à região, tendo, ainda, conseguido concretizar um sonho que há muito alimentavam: a recuperação do edifício do Centro de Trabalho, agora com melhores condições para o desenvolvimento da sua actividade.


Metas para Setembro


Na análise às autárquicas de 2001, a resolução considera que o aumento substancial de votos na CDU, relativamente a 1997, não se traduziu por alterações significativas em termos de eleitos, tendo-se, contudo, verificado a eleição de terceiro elemento da CDU para a Junta de Freguesia e, ainda, de um outro, pela primeira vez, para a Assembleia de Freguesia de São Bernardo.

A expressão da CDU nos órgãos autárquicos continua, porém, ainda reduzida, não permitindo uma intervenção mais profunda em defesa do concelho. Um concelho que vem há décadas crescendo e onde coexistem importantes unidades de serviços, unidades industriais de dimensão variada, explorações agrícolas e, ainda, a Universidade de Aveiro, que envolve cerca de dez mil pessoas.

Para intervir mais e melhor nesta realidade, os comunistas de Aveiro apontaram algumas metas que se propõem concretizar até Setembro de 2003 e definiram linhas concretas de organização, como sejam a realização de um plenário mensal de todos os militantes, a criação de um organismo de empresas que acompanhe os problemas e tome iniciativas, a promoção de reuniões entre os camaradas de diversas freguesias (Esgueira, Eixo, Requeixo) que poderão evoluir para a constituição de organismos de base local.



Mais artigos de: PCP

2.º Encontro Nacional de Micro<br> Pequenos e Médios Empresários

Avaliar a situação dos micro, pequenos e médios empresários, reforçar a intervenção do Partido nesta área e debater o papel dos comunistas nas associações de classe foram, como frisou na abertura Agostinho Lopes, membro da Comissão Política do Comité Central, as linhas mestras deste encontro que decorreu domingo passado, em Lisboa.

Balanço positivo

Com muita audácia, descobrindo novas formas de intervenção ou retomando práticas da luta contra a ditadura fascista, os comunistas dão importantes passos no reforço da ligação do Partido aos trabalhadores. Mas importa continuar.

Ministério da Defesa não tem<br> um projecto definido

O PCP lamenta o tratamento propagandístico do cumprimento da lei pelo Governo e diz que não se trata de um aumento dos militares, apesar do que afirma Paulo Portas. O anunciado «aumento dos militares» não passa do cumprimento da lei pelo Ministério da Defesa, refere o PCP numa...

Governo impõe valores anacrónicos

Um ano depois da sentença da Maia, a Comissão do PCP para os Problemas e Movimento das Mulheres apela para a defesa do «importante património legal existente» em matéria de direitos sexuais e reprodutivos e exije o seu cumprimento pelo Governo. Numa nota de imprensa emitida na...

Alentejo prepara Assembleia

Estão em marcha os trabalhos preparatórios da 2.ª Assembleia Regional do Alentejo do PCP, cujo projecto de Resolução Política foi anteontem apresentado à comunicação social. A Direcção Regional do Partido informou que a assembleia...

Manter os postos consulares

A luta pela manutenção do consulado de Osnabruck está a estender-se a outras áreas consulares da Alemanha. Após a grande manifestação realizada em Outubro naquela cidade contra decisão do Governo PSD/PP de encerrar o consulado, tendo ficado patente a grande...

Saúde com futuro

A iniciativa tem lugar em Lisboa, no Hotel Continental (Rua Laura Alves, junto à RTP), a partir das 15 horas, num momento em que – como é referido no convite distribuído às organizações e aos diversos convidados – «nunca estiveram tão ameaçados...

PCP em Porto Alegre

Uma delegação do PCP participa no 3.º Fórum Social Mundial, que decorre de hoje até terça-feira, na cidade brasileira de Porto Alegre. Jorge Cordeiro, da Comissão Política do Partido e responsável pela área do poder local no PCP, interveio, nos dias...