Persistem
as diferenças salariais
entre mulheres
e homens
Trabalhadoras saem à rua <br>no Dia Internacional da Mulher

DESIGUALDADE Hoje, 8 de Março, a CGTP-IN vai assinalar o Dia Internacional da Mulher com greves, concentrações e manifestações em todo o País, envolvendo muitos milhares de trabalhadoras.

As acções então integradas na «Semana da Igualdade», que decorre de 5 a 9 de Março, sob o lema «Afirmar a Igualdade – Emprego, Direitos, Dignidade» (ver págs. 16 e 17).

Para Lisboa está prevista uma concentração, na Praça Luís de Camões, às 15 horas, com desfile para a Assembleia da República, onde se realizará uma tribuna pública com testemunhos de luta. Nesta iniciativa, que contará com a presença do Secretário-geral da CGTP-IN, estarão presentes as trabalhadoras da ex-Triumph Internacional (Gramax) e de outras empresas, assim como da União das Misericórdias Portuguesas e associadas, em greve (ver pag. 20 e 21).
«Estaremos na rua exigindo a igualdade entre mulheres e homens no mundo do trabalho, como elemento essencial e estruturante para a afirmação da igualdade nas várias dimensões da vida», assinala a União de Sindicatos de Lisboa/CGTP-IN, observando que as mulheres «ganham menos de 22 por cento do que os homens», «são as mais afectadas pelo desemprego» e por «doenças profissionais».

   

Dia de todas as lutas

Também no Porto tem lugar uma manifestação, às 15 horas, entre a Praça da Batalha até ao Centro Comercial Via Catarina. No final realiza-se uma tribuna pública com trabalhadoras de diversos sectores de actividade.

Iniciativas semelhantes terão lugar em Guimarães (concentração, às 10 horas, no Largo do Toural, com a presença Secretário-geral da CGTP-IN), Setúbal (15h00, na Praça do Bocage), Faro (16h30, na rotunda do Fórun Algarve), Rio Maior (16h00, junto à empresa Nobre – Alimentação, SA, onde estão em greve as trabalhadoras), Évora (17h30, no Largo Camões) e Covilhã (15h30, na rotunda do Operário), entre outros concelhos.

 



 Versão para imprimir            Enviar este texto            Topo

Outros Títulos: