Afeganistão

EUA enviam mais 1400 soldados

En­quanto a pro­pa­ganda im­pe­ri­a­lista con­tinua a re­ferir que os EUA pre­vêem co­meçar a re­ti­rada das suas tropas do Afe­ga­nistão a partir deste ano, o go­verno norte-ame­ri­cano de­cidiu en­viar mais 1400 sol­dados para o ter­ri­tório ocu­pado.

A de­cisão, su­pos­ta­mente as­su­mida pelo se­cre­tário da De­fesa Ro­bert Gates, ba­seia-se, se­gundo um porta-voz do Pen­tá­gono ci­tado pela AFP, na mais pura «ra­ci­o­na­li­dade», isto é, «o ló­gico é apro­veitar os avanços que re­a­li­zámos nos úl­timos meses e pres­si­onar o ini­migo», disse Geoff Morrel.

O Wall Street Journal adi­anta, por seu lado, que os mi­li­tares de­verão chegar ao Sul do país antes da Pri­ma­vera. O pe­rió­dico re­vela ainda que os co­man­dantes mi­li­tares es­tudam igual­mente uma pro­posta vi­sando re­forçar em 3000 ho­mens o con­tin­gente per­ma­nente na fron­teira com o Pa­quistão.

A con­firmar que os EUA não pre­tendem aban­donar o Afe­ga­nistão tão cedo, o vice-pre­si­dente Joe Biden lem­brou, em vi­sita à ca­pital afegã, que a Casa Branca está dis­posta a per­ma­necer no país de­pois de 2014.

Com o pre­si­dente fan­toche Hamid Karzai a seu lado, Biden voltou a dizer que o plano é que os mi­li­tares dos EUA co­mecem a re­gressar a casa a partir de Julho, mas, à cau­tela, pre­pa­rando já o recuo, acres­centou também que «não iremos em­bora se vocês não qui­serem».

Quanto ao envio de mais 1400 sol­dados, o vice de Obama re­petiu a con­versa dos avanços sobre o ini­migo, mas de novo pre­vi­dente in­sistiu que «esses êxitos são frá­geis e re­ver­sí­veis e os afe­gãos de­verão me­lhorar a sua se­gu­rança e a sua go­ver­na­bi­li­dade se qui­serem con­servá-los».

Na con­fe­rência de im­prensa con­junta, os jor­na­listas não foram au­to­ri­zados a fazer per­guntas, in­formou a AFP.



Mais artigos de: Internacional

Revolta no Magrebe

Os pro­testos ini­ci­ados a meio de De­zembro na Tu­nísia con­ti­nuam e es­ten­deram-se à vi­zinha Ar­gélia. Mi­lhares de pes­soas in­surgem-se contra o de­sem­prego, a ca­restia de vida e a re­pressão.

Crime imperialista sem castigo

Uma in­ves­ti­gação re­cente mostra que o nú­mero de bebés com de­feitos con­gé­nitos nas­cidos em Fal­lujah após o as­salto das forças ocu­pantes dos EUA atinge ní­veis de epi­demia.

Preço dos alimentos bate recorde

O preço geral dos alimentos bateu um novo recorde mundial, revelou a ONU. Em média, o cabaz básico está 24,5 por cento mais caro. Segundo a Organização para a Agricultura e Alimentação (FAO), o índice de 55 matérias-primas alimentares subiu pelo sexto...

RPD da Coreia propõe diálogo incondicional

A República Popular Democrática da Coreia reiterou, a semana passada, a vontade de reunir com partidos, organizações e autoridades sul-coreanas, em qualquer lugar e sem qualquer condição prévia, para tratar de assuntos relacionados com a distensão das...

Pobreza e défice nos EUA

O número de norte-americanos pobres é maior do que se calculava. Dados divulgados na passada sexta-feira indicam que o total ascendeu, em 2009, a 15,7 por cento da população ou 47,8 milhões de pessoas, isto é, quase um em cada seis cidadãos. Importa ainda referir que o...

Chilenos contra aumento do gás

Milhares de pessoas protestaram, segunda-feira, na cidade de Punta Arenas, no Sul do Chile, contra a anunciada subida do preço do gás em quase 17 por cento. A região é das maiores produtoras daquele combustível e para os seus habitantes o gás é um bem fundamental para...