Pobreza e défice nos EUA

O número de norte-americanos pobres é maior do que se calculava. Dados divulgados na passada sexta-feira indicam que o total ascendeu, em 2009, a 15,7 por cento da população ou 47,8 milhões de pessoas, isto é, quase um em cada seis cidadãos.

Importa ainda referir que o ajuste no cálculo se refere ao custo de vida por região, mas não adopta uma fórmula mais honesta, a qual, segundo especialistas, teria de considerar os rendimentos disponíveis após pagamento de impostos e gastos com a saúde e transportes, e não o valor bruto recebido como continua a vigorar.

Acresce que o novo total de pobres não vai ser considerado como taxa oficial. Será apenas um indicador para que os organismos federais e estatais adoptem programas de combate ao flagelo.

Paralelamente, ficou a saber-se que a administração Democrata insiste em pedir ao Congresso, agora de maioria republicana, que permita a elevação do limite do endividamento público dos EUA. O secretário do Tesouro de Barack Obama, Timothy Geithner, alega mesmo que o Estado pode ficar paralisado caso a medida não seja aprovada.

Recorde-se que para o crescimento da dívida, que em 2010 atingiu os 14,3 mil biliões de dólares, muito contribuiu o esbulho do erário público a favor do capital financeiro.



Mais artigos de: Internacional

Revolta no Magrebe

Os protestos iniciados a meio de Dezembro na Tunísia continuam e estenderam-se à vizinha Argélia. Milhares de pessoas insurgem-se contra o desemprego, a carestia de vida e a repressão.

Crime imperialista sem castigo

Uma investigação recente mostra que o número de bebés com defeitos congénitos nascidos em Fallujah após o assalto das forças ocupantes dos EUA atinge níveis de epidemia.

Preço dos alimentos bate recorde

O preço geral dos alimentos bateu um novo recorde mundial, revelou a ONU. Em média, o cabaz básico está 24,5 por cento mais caro. Segundo a Organização para a Agricultura e Alimentação (FAO), o índice de 55 matérias-primas alimentares subiu pelo sexto...

EUA enviam mais 1400 soldados

Enquanto a propaganda imperialista continua a referir que os EUA prevêem começar a retirada das suas tropas do Afeganistão a partir deste ano, o governo norte-americano decidiu enviar mais 1400 soldados para o território ocupado. A decisão, supostamente assumida pelo secretário...

RPD da Coreia propõe diálogo incondicional

A República Popular Democrática da Coreia reiterou, a semana passada, a vontade de reunir com partidos, organizações e autoridades sul-coreanas, em qualquer lugar e sem qualquer condição prévia, para tratar de assuntos relacionados com a distensão das...

Chilenos contra aumento do gás

Milhares de pessoas protestaram, segunda-feira, na cidade de Punta Arenas, no Sul do Chile, contra a anunciada subida do preço do gás em quase 17 por cento. A região é das maiores produtoras daquele combustível e para os seus habitantes o gás é um bem fundamental para...