Pobreza aumenta no Reino Unido

Um recente estudo publicado no Reino Unido calcula que até 2014 haverá no país mais 900 mil pessoas a viver na pobreza absoluta, em consequência dos drásticos cortes nas prestações sociais decididos pelo governo de David Cameron.

O Institute of Fiscal Studies (IFS), entidade promotora do estudo, afirma designadamente que o número de crianças pobres aumentará em 300 mil, de adultos sem filhos em situação de pobreza em 400 mil, e de adultos com filhos em 200 mil.

Os dados do IFS indicavam a existência de 2,5 milhões de crianças e de 5,3 milhões de adultos pobres em 2008-2009, ou seja, com rendimentos abaixo de 60 por cento da mediana.

Este estudo contradiz as garantias dadas pelo primeiro-ministro britânico de que os cortes nas despesas socais não irão aumentar a pobreza infantil, e põe em causa o objectivo de reduzir em cinco por cento o número de crianças pobres até ao fim da década.

Refira-se que, embora os indicadores da pobreza infantil tenham caído nos últimos 15 anos em resultado de programas sociais, as desigualdades sociais conheceram um sensível agravamento, devido à injustiça crescente na distribuição da riqueza.

Assim, se em 1975 os salários representavam 65 por cento do Produto Interno Bruto britânico, esta parte diminuiu para 53 por cento em 2007. Deste modo, em 2007-2008, dez por cento da população mais abastada tinha rendimentos 100 vezes superiores aos dez por cento mais pobres.



Mais artigos de: Europa

Crimes macabros ocultados pelo Ocidente

A Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa irá debater, no próximo dia 25, um relatório que implica directamente o primeiro-ministro do Kosovo, Hashim Thaçi, na extracção e tráfico de órgãos humanos.

Grevistas perseguidos

A procuradoria de Madrid apresentou uma queixa por «sedição» contra os controladores dos aeroportos de Barajas e Torrejón de Ardoz que não compareceram ao trabalho nos dias 3 e 4 de Dezembro.

Grécia levanta muro à imigração

O ministro grego da Imigração, Christos Paputsis, confirmou, na terça-feira, 4, a intenção do seu governo de erguer uma barreira física na sua fronteira com a Turquia, com vista a impedir a imigração ilegal. O projecto, que tem uma extensão de 12,5...

Bruxelas interpela governo húngaro

A Comissão Europeia exigiu, na segunda-feira, 3, explicações à Hungria pela recente aprovação de duas leis que têm suscitado protestos no interior e no exterior do país. Uma delas refere-se à criação de uma nova autoridade de supervisão...

Derivados de um capitalismo à deriva

À entrada na segunda década do século XXI, o número de seres humanos a passar fome aproxima-se dos mil milhões. De acordo com a FAO, 925 milhões de pessoas não têm o suficiente para comer e a subnutrição contribui para mais de metade das 9,7...