Manifestações nos EUA contra as políticas de Trump
Mais de um milhar de manifestações tiveram lugar em 800 cidades e outras localidades de 50 Estados norte-americanos, para protestar contra as políticas da Administração Trump, em áreas como a economia, a saúde, a educação, a imigração, entre muitas outras.
Milhares de norte-americanos em 50 Estados protestaram contra as políticas do governo
Com a palavra de ordem geral «Hands Off!» [Tirem as Mãos!] os participantes nas manifestações levadas a cabo no sábado, 5, em cidades dos EUA, saíram em defesa dos seus direitos. Protestaram contra o despedimento de milhares de funcionários públicos federais, o encerramento de diversas agências estatais, incluindo na educação, o corte de financiamento a programas sociais e de saúde, a deportação em massa de imigrantes alegadamente em situação ilegal, a perseguição a minorias, entre outros aspectos.
O papel do multimilionário Elon Musk, nomeado pelo presidente Donald Trump para dirigir o chamado Departamento de Eficiência Governamental (DOGE), foi também contestado pelos manifestantes.
Uma das maiores mobilizações ocorreu em Washington, a capital, mas os organizadores – grupos defensores de direitos civis, sindicatos, partidos políticos, veteranos de guerra, movimentos muito diversos – afirmaram que pretenderam que as pessoas pudessem participar nos protestos em qualquer lugar do país, para demonstrar que existe oposição por todo os EUA.