Diálogo Rússia-EUA

Delegações dos EUA e da Rússia mantiveram conversações em Riade, na segunda-feira, 24, ao longo de 12 horas, sobre o conflito que se trava na Ucrânia. As posições de Moscovo e Washington nem sempre coincidem mas as duas partes procurarão uma forma de interacção, há um entendimento de que é necessário cooperar activamente – indicou no final do encontro à agência Sputnik um dos membros da delegação russa às conversações em Riad, Grigori Karasin.

«Houve uma conversação muito interessante, difícil mas bastante construtiva, com a equipa de peritos norte-americanos. Estivemos todo o dia reunidos», disse o parlamentar russo, expressando a opinião de que as conversações entre as duas delegações «muito provavelmente» poderiam continuar. «As posições sobre a Ucrânia nem sempre coincidem, para dizer suavemente, mas procuraremos uma forma de interacção. Surgiu uma oportunidade para isso», declarou.

Segundo foi anunciado previamente, o tema principal das conversações foram as questões relacionadas com o retomar da iniciativa dos cereais no Mar Negro.

 



Mais artigos de: Internacional

Palestina resiste e apela ao mundo que trave agressão israelita

Israel intensificou a agressão genocida na Faixa de Gaza, violando e recusando a cumprir o acordo que estabeleceu com a resistência palestiniana. Desde Outubro de 2023, há registo de mais de 163 mil mortos e feridos palestinianos causados pelos ataques sionistas.

Por uma nova ordem tecnológica global

A necessidade de «promover uma nova ordem tecnológica global baseada na cooperação, na soberania e na solidariedade» foi destacada num colóquio organizado em Havana. Em 2026, o colóquio vai homenagear Fidel Castro no centenário do seu nascimento.

Venezuela rejeita sanções dos EUA e «continua firme no seu caminho»

O Governo venezuelano rejeitou de maneira firme e categórica o anúncio do presidente dos EUA, Donald Trump, de impor uma tarifa adicional de 25%, a partir de 2 de Abril, aos países ou outras entidades que comprarem petróleo ou gás à Venezuela. A República Bolivariana da Venezuela, em comunicado, qualificou a medida de...

Movimento Revolução Cidadã alarga apoio no Equador

Começou no domingo, 23, no Equador, a campanha eleitoral visando a segunda volta das presidenciais, que será disputada entre o actual presidente, Daniel Noboa, de direita, e Luisa González, apoiada pela Revolução Cidadã (RC) e por uma frente de forças progressistas e de esquerda, incluindo o...