Inscrições para a bienal de artes da Festa abrem no dia 15

Espaço de afirmação e democratização da cultura, a Festa do Avante! 2025 irá acolher, novamente, a Bienal de Artes Plásticas, que vai, este ano, na sua 24.ª edição, e de cujo regulamento damos nota.

Bienal é aberta às artes plásticas, multimédia e performance/instalação

No maior evento político-cultural do País, a decorrer entre 5 e 7 de Setembro, no Seixal, a bienal, tal como em edições passadas, assume-se como um espaço de diversidade e afirmação, onde os visitantes podem fruir das obras de arte expostas, ao mesmo tempo em que os artistas têm oportunidade de divulgar os seus trabalhos.

De acordo com o regulamento, a bienal é aberta às linguagens e técnicas das artes plásticas e, também, da multimédia e performance/instalação, consideradas, hoje, património da arte contemporânea.

As inscrições decorrem entre 15 de Março e 31 de Maio, devendo cada candidato preencher o respectivo formulário (disponível em festadoavante.pcp.pt) ou enviar as informações pretendidas para o e-mail [email protected]. A inscrição deve compreender uma ficha a preencher, um currículo artístico em suporte digital (para publicação no catálogo) e uma fotografia por cada obra submetida.

Os concorrentes podem apresentar um máximo de duas obras, que poderão corresponder à modalidade de artes bidimensionais e tridimensionais, ou de artes multimédia e performance, podendo ser submetidas por artistas individuais ou em grupo.

As obras serão, durante o mês de Junho, analisadas por um júri, que realizará a selecção dos trabalhos a serem expostos, informando a decisão final aos concorrentes até ao final desse mês. O júri é composto por Acácio Carvalho (artista plástico), Ana Isabel Ribeiro (investigadora na área da arte) e Filipa Pena (professora de desenho).

A entrega dos trabalhos seleccionados, devidamente identificados e com as condições técnicas necessárias à sua exposição é da responsabilidade dos artistas, devendo ser efectuada entre 23 e 31 de Agosto, por correio postal ou transporte, para a Quinta da Atalaia (ou entregues pessoalmente, nas mesmas datas e no mesmo local, nos períodos 10h00-12h30 e 14h00-17h00).

Os concorrentes deverão indicar, na ficha de inscrição, se as suas obras se encontram para venda, definindo, ainda, o respectivo preço (de cujo valor 30 por cento reverte para a Organização).

Cada artista seleccionado terá direito a uma Entrada Permanente na Festa.

 



Mais artigos de: PCP

Avante! na Internet

No quadro da valorização do Avante! e do reforço da sua difusão – que passa essencialmente pelo aumento da distribuição militante, o alargamento da rede de difusores ou a realização de bancas públicas –, a partir de hoje, dia em que se assinala o 104.º aniversário do PCP, há alterações no...

«O Povo e uma Guitarra»

No ano em que se celebra o centenário de Carlos Paredes, o PCP organiza, no dia 21, o concerto «O Povo e uma Guitarra», às 21h00, no Fórum Lisboa. A iniciativa integra-se no programa comemorativo do PCP para celebrar os 100 anos do gigante musical, pensador e militante comunista. Homenagem na ARUm voto de congratulação...