Utentes
Paula Santos, líder parlamentar do PCP e da Comissão Política do Comité Central, juntou-se à marcha que se realizou, sábado, 22, entre a Baixa da Banheira e o Hospital Nossa Senhora do Rosário (Centro Hospitalar Barreiro Montijo, EPE), para denunciar a degradação dos serviços de saúde. Uma das críticas da Comissão de Utentes dos Serviços Públicos do Barreiroprende-se como encerramento rotativo das urgências de pediatria e obstetrícia, que compromete o atendimento das grávidas. No protesto que juntou centenas de utentes dos concelhos do Barreiro, Moita, Montijo e Alcochete exigiu-se mais investimento no Serviço Nacional de Saúde, médicos de família para todos e a manutenção e recuperação de todas as valências do Hospital.
No passado dia 17, a Plataforma Lisboa em Defesa do Serviço Nacional de Saúde (SNS) promoveu uma concentração à porta do Centro de Saúde de Algueirão Mem-Martins, Sintra. O equipamento foi escolhido de forma simbólica, uma vez que 74,5 por cento dos seus utentes (29 025) não têm médico de família.
Já os utentes do Centro de Saúde da Trafaria exigiram, no dia 15 de Fevereiro, a reabertura do equipamento. Na acção teceram-se fortes críticas à Câmara Municipal de Almada que nada faz para reivindicar junto do Governo a reposição dos profissionais no Centro de Saúde.