Litoral Alentejano
A Comissão de Utentes dos Serviços Públicos do Concelho de Grândola está «muito preocupada» com o avançado estado de degradação em que se encontra a Estação dos Comboios do concelho. Como exemplo, refere a degradação do acesso às linhas; a falta de instalações sanitárias; a falta de iluminação e mobiliário; limpeza inexistente; falta de um abrigo para acolher os utentes em condições; horários desadequados dos comboios.
Já a Comissão de Utentes dos Serviços Públicos do Concelho de Santiago do Cacémtomou conhecimento, através da Junta de Freguesia de Cercal do Alentejo, da redução de efectivos no Posto da GNR desta freguesia, prevendo-se que esta unidade possa vir a encerrar, por decisão do Governo/Ministério da Administração Interna. «Esta decisão vai afectar o serviço público de resposta» a cerca de 3500 habitantes, alertam os utentes, que «sempre» defenderam «o reforço de efectivos da GNR nesta freguesia».
Esta Comissão deu conta de diversas estradas nacionais (EN) «muito degradadas» no concelho, nomeadamente a n.º 120 (entre Cruz de João Mendes [São Francisco da Serra] e Tanganheira [Cercal do Alentejo]), a n.º 390 (entre Abela e Cercal do Alentejo) e n.º 261 (entre Santiago do Cacém e Alvalade-Sado). Existem outras anomalias, como por exemplo a EN 261, entre Escatelares (Santiago do Cacém) e o Hospital do Litoral Alentejano (HLA), em que esta via não tem qualquer iluminação. O mesmo problema existe no cruzamento do HLA, onde têm ocorrido muitos acidentes, inclusive com mortes.