Eleger deputados da CDU para dar voz ao povo da Madeira
Os candidatos da CDU às Eleições Regionais da Madeira são apresentados, hoje, quinta-feira, às 18h30, no Auditório do Sindicato da Hotelaria. A iniciativa conta com a presença do Secretário-Geral do PCP, Paulo Raimundo.
Agravamento das desigualdades sociais e territoriais
Na quinta-feira, 13, a CDU apresentou, no centro da cidade do Funchal, um «Programa de emergência habitacional» com dez medidas estratégicas para a Madeira e o Porto Santo, que dê «concretização ao direito à habitação para todos». Segundo o candidato Edgar Silva, nesta Região «a gravidade do problema habitacional só terá resolução se existirem meios financeiros extraordinários».
Sobre esta temática, na segunda-feira, 17, Ricardo Lume, também candidato, salientou que «a política pública de habitação não passa de uma fraude», uma vez que o Governo Regional, através do Investimentos Habitacionais da Madeira (IHM), «criou programas» que «deixam a grande maioria das famílias» fora dos critérios. Segundo dados do próprio IHM, das mais de cinco mil famílias que solicitaram apoio para a habitação em 2023, apenas 66 foram integradas no programa de habitação social e apenas 10 por cento tiveram ajuda para o arrendamento.
Gratuitidade dos transportes
Dia 12, no Funchal, a candidata Herlanda Amado referiu que a gratuitidade dos transportes públicos na Região «para apenas algumas pessoas não é solução», existindo muitas «sem acesso a transportes de qualidade».
Deu por isso a conhecer as propostas que a CDU tem apresentado ao longo dos anos «pela gratuitidade dos transportes públicos para todos os passageiros», sucessivamente chumbadas por parte do Governo Regional. «Os transportes públicos gratuitos são uma das principais medidas a implementar numa Região que deveria defender a qualidade do ambiente trabalhando para atingir metas de sustentabilidade ambiental, garantindo a mobilidade das pessoas», reclamou Herlanda Amado.