PCP leva voz da Palestina ao PE

O PCP in­ter­veio e con­ti­nuará a in­tervir no Par­la­mento Eu­ropeu (PE) com ac­ções con­cretas, tendo em vista pro­mover a so­li­da­ri­e­dade com o povo pa­les­ti­niano e o cum­pri­mento dos seus di­reitos na­ci­o­nais con­sa­grados em inú­meras re­so­lu­ções da ONU.

É ur­gente pôr termo ao mas­sacre e ga­rantir os di­reitos na­ci­o­nais do povo pa­les­ti­niano


«Pelos direitos do povo palestiniano» foi o lema que, durante dois dias, juntou representantes de organizações palestinianas, de organizações internacionais, nomeadamente da Organização das Nações Unidas (ONU), ou do movimento da paz e de solidariedade, entre outras, numa iniciativa promovida pelo deputado do PCP, João Oliveira, em conjunto com outras delegações do Grupo Esquerda Unitária Europeia / Esquerda Verde Nórdica – A Esquerda no PE.

Amal Jadou, em­bai­xa­dora da Pa­les­tina para a UE, Bél­gica e Lu­xem­burgo; Fran­cesca Al­ba­nese, re­la­tora es­pe­cial da ONU para os ter­ri­tó­rios pa­les­ti­ni­anos ocu­pados; Marta Lo­renzo, di­rec­tora da UNRWA (Agência das Na­ções Unidas de As­sis­tência aos Re­fu­gi­ados da Pa­les­tina no Pró­ximo Ori­ente) para a Eu­ropa; Ayed Abu Eq­taish, da De­fence for Chil­dren In­ter­na­ti­onal (Pa­les­tina); Sahar Francis, da As­so­ci­ação de Apoio a Pri­si­o­neiros e Di­reitos Hu­manos da Pa­les­tina; Mohammed Salha, mé­dico pa­les­ti­niano no Hos­pital Al Awda, de Gaza; Omar Barghouti, co-fun­dador do mo­vi­mento BDS; Maha Ab­dallah, in­ves­ti­ga­dora na Uni­ver­si­dade de An­tuérpia; Ahmed Abu­zu­baida Salwa, re­fu­giado pa­les­ti­niano da Faixa de Gaza e membro da Co­missão Es­pa­nhola de Ajuda aos Re­fu­gi­ados; Aida Tuma-Su­liman, jor­na­lista e de­pu­tada da co­li­gação Ha­dash no par­la­mento is­ra­e­lita; e, ainda, em re­pre­sen­tação do mo­vi­mento de so­li­da­ri­e­dade de Por­tugal, Carlos Al­meida, vice-pre­si­dente do Mo­vi­mento pelos Di­reitos do Povo Pa­les­tino e pela Paz no Médio Ori­ente – foram al­guns dos in­ter­ve­ni­entes.

Esta ini­ci­a­tiva deu voz no PE a quem in­tervém de forma so­li­dária em de­fesa dos di­reitos do povo pa­les­ti­niano e a quem in­tervém no ter­reno e re­lata a si­tu­ação dra­má­tica que se vive nos ter­ri­tó­rios pa­les­ti­ni­anos ocu­pados, com des­taque para a Faixa de Gaza. Ou­viram-se de­nún­cias das mais di­versas vi­o­la­ções dos di­reitos do povo pa­les­ti­niano, do ge­no­cídio de que está a ser alvo, bem como a exi­gência de cessar-fogo ime­diato, de ga­rantia da ajuda hu­ma­ni­tária, de con­cre­ti­zação dos di­reitos que há mais de 76 anos são ne­gados àquele povo, de paz no Médio Ori­ente.

Du­rante a acção foi afir­mada a exi­gência de que a UE sus­penda o acordo de as­so­ci­ação com o Es­tado is­ra­e­lita e im­ple­mente um em­bargo de armas a Is­rael, entre ou­tras me­didas.

João Oli­veira su­bli­nhou que o PCP con­ti­nuará a ser voz ac­tiva em prol da so­li­da­ri­e­dade com o povo pa­les­ti­niano no PE, da exi­gência do cum­pri­mento dos seus di­reitos na­ci­o­nais, con­sa­grados em inú­meras re­so­lu­ções da ONU, e da paz no Médio Ori­ente.

PE re­jeita de­bater me­didas contra UNRWA
Por ini­ci­a­tiva do de­pu­tado do PCP no PE, João Oli­veira, foi apre­sen­tada, em Bru­xelas, no co­meço da sessão ple­nária do Par­la­mento Eu­ropeu, a pro­posta de agen­da­mento de um de­bate sobre as de­ci­sões do par­la­mento is­ra­e­lita que visam im­pedir a acção da UNRWA e as suas pos­sí­veis con­sequên­cias na si­tu­ação hu­ma­ni­tária na Faixa de Gaza e nos ou­tros ter­ri­tó­rios pa­les­ti­ni­anos ocu­pados.

João Oli­veira sa­li­entou que «to­mamos a ini­ci­a­tiva de propor este de­bate» para que o PE «não passe à margem desta in­to­le­rável de­cisão do par­la­mento is­ra­e­lita de im­pedir a acção» da UNRWA.

O de­pu­tado co­mu­nista re­lem­brou as afir­ma­ções do co­mis­sário-geral desta agência da ONU, que con­si­derou que tal le­gis­lação só apro­fun­dará o so­fri­mento do povo pa­les­ti­niano, par­ti­cu­lar­mente na Faixa de Gaza, onde as pes­soas vivem um «puro in­ferno», co­lo­cando em risco toda uma ge­ração de cri­anças.

In­com­pre­en­si­vel­mente, a mai­oria de de­pu­tados do PE re­jeitou este im­pres­cin­dível de­bate, com 201 votos a favor, 353 contra e sete abs­ten­ções – re­jeição para que con­tri­buíram os votos dos de­pu­tados de PSD, CDS, Chega e IL.

 



Mais artigos de: Europa

João Oliveira em missão nas Canárias

O deputado do PCP no Parlamento Europeu (PE), João Oliveira está, desde ontem, nas ilhas Canárias, com o objectivo de conhecer a situação dos menores migrantes não acompanhados que se encontram neste arquipélago, numa missão que termina hoje. João Oliveira realiza esta visita no quadro de uma delegação organizada pelo...

O Orçamento das multinacionais, do militarismo e da guerra (II)

Na madrugada da passada sexta-feira, 15 de Novembro, o Conselho da União Europeia e o Parlamento Europeu chegaram a acordo quanto ao Orçamento para o ano de 2025. Aquilo que tinha sido apresentado como uma proposta que fazia frente aos cortes significativos que eram feitos pela posição do Conselho - redução de mais de...