Congresso sobre vida e obra de José Afonso
A cidade de Setúbal acolheu, no dias 26 e 27 de Outubro, o Congresso Internacional José Afonso, uma parceria entre a Câmara Municipal, a Associação José Afonso, o Instituto de História Contemporânea e o Instituto de Etnomusicologia.
A iniciativa decorreu no Fórum Municipal Luísa Todi e contou com a participação de especialistas dedicados ao estudo das várias facetas da obra do cantautor e ainda colaboradores e amigos, que partilharam testemunhos sobre a vida e a obra de José Afonso. Na abertura, André Martins, presidente da autarquia, sublinhou que José Afonso é «um dos artistas que mais marcou o século XX português e que tão sistematicamente é esquecido e até desprezado». Daí a importância daquele encontro, «uma oportunidade, até hoje inédita, de amplo cruzamento de vários saberes sobre o percurso de José Afonso, procurando relacionar a investigação académica com outros campos dedicados à preservação e divulgação da memória do Zeca», afirmou.
Na programação, destaque para a realização de uma sessão testemunhal sobre a actividade musical de José Afonso, com Janita Salomé, Francisco Fanhais e Carlos Guerreiro, moderado por Ricardo Andrade; um concerto com Vozes da União, Noitibó, Francisco Fanhais, Manuel Freire e Rogério Cardoso Pires encerrou o primeiro dia; e a apresentação do livro «Semeador de Palavras – Entrevistas a José Afonso».