Enfermeiros exigem mais

Ao fim da manhã de sexta-feira, dia 25, di­ri­gentes e de­le­gados do Sin­di­cato dos En­fer­meiros Por­tu­gueses con­cen­traram-se em frente do Mi­nis­tério da Saúde, re­cla­mando efec­tiva va­lo­ri­zação da grelha sa­la­rial da en­fer­magem no SNS.

A de­pu­tada Tânia Ma­teus re­a­firmou no local a so­li­da­ri­e­dade do PCP e o em­penho dos co­mu­nistas na de­fesa do SNS e na va­lo­ri­zação dos seus pro­fis­si­o­nais.

No dia 23, o SEP/​CGTP-IN apre­sentou a sua con­tra­pro­posta à úl­tima po­sição do Mi­nis­tério. O sin­di­cato as­si­nalou «dois im­por­tantes avanços» con­se­guidos (re­visão da norma pre­vista no ar­tigo 7 da pro­posta e o início da ca­te­goria de Es­pe­ci­a­lista na po­sição re­mu­ne­ra­tória 26), con­si­de­rando, con­tudo, que isso é in­su­fi­ci­ente.

O Mi­nis­tério mantém o início da ca­te­goria de En­fer­meiro abaixo da car­reira dos Téc­nicos Su­pe­ri­ores de Saúde, tal como deixa o início da ca­te­goria de En­fer­meiro Es­pe­ci­a­lista numa «in­com­pre­en­sível e ina­cei­tável des­va­lo­ri­zação», em com­pa­ração com o início da ca­te­goria de Téc­nico Es­pe­ci­a­lista de Di­ag­nós­tico e Te­ra­pêu­tica (e ainda mais dis­tante da ca­te­goria de En­fer­meiro Es­pe­ci­a­lista/​Prin­cipal da an­te­rior Car­reira de En­fer­magem).

Na pro­posta do Mi­nis­tério não é re­du­zida ne­nhuma po­sição re­mu­ne­ra­tória, con­ti­nu­ando a ser ina­tin­gível o topo da car­reira.

Nova reu­nião ne­go­cial está mar­cada para dia 7.



Mais artigos de: Trabalhadores

Reivindicação e luta confluem para dia 9 em Lisboa e no Porto

A re­a­li­zação de ple­ná­rios, greves, con­cen­tra­ções e con­tactos en­volve di­ri­gentes, de­le­gados e ac­ti­vistas sin­di­cais, por todo o País, alar­gando a mo­bi­li­zação de tra­ba­lha­dores para a luta con­ver­gente.

6.º Congresso da FEVICCOM

A Federação Portuguesa dos Sindicatos da Construção, Cerâmica e Vidro (FEVICCOM) realizou o seu 6.º Congresso, no dia 25, na Marinha Grande, sob o lema «Valorizar os trabalhadores, exercer direitos, aumentar salários! Construir o futuro, defender a paz!», com a participação de cerca de 70...

Por Silopor com futuro

Aos representantes do CESP/CGTP-IN e dos trabalhadores da Silopor, o Ministério das Finanças disse que o aumento dos salários e a contagem integral do tempo de serviço poderiam ter resposta mais favorável, mas alegou que essas matérias não foram consideradas pela comissão liquidatária, na...

Cientistas contra precariedade

No dia 23, quarta-feira da semana passada, uma manifestação com cerca de um milhar de trabalhadores científicos, levou ao Ministério da tutela, à Fundação para a Ciência e a Tecnologia e à Assembleia da República as exigências de fim da precariedade e de um efectivo reforço do investimento, já...

Trabalhadores da Carris exigem respeito e reconhecimento

«O que a CML decidiu retirar na Carris para o Websummit daria para uma actualização salarial, este ano, em mais de 109 euros para cada trabalhador.» A denúncia é do Sindicato dos Trabalhadores dos Transportes Rodoviários e Urbanos de Portugal (STRUP), em comunicado de dia 28 a propósito da...