Segurança Social e cantinas escolares param amanhã
Os trabalhadores do atendimento do Centro Nacional de Pensões e do Centro Distrital de Lisboa do Instituto de Segurança Social vão estar em greve amanhã, dia 11. Está igualmente convocada uma concentração, para as 11h00, junto à sede do Instituto, em Lisboa.
Segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais do Sul e Regiões Autónomas (STFPSSRA), a paralisação deve-se, sobretudo, à degradação dos serviços, que se tem agravado ao longo dos anos, quer ao nível de instalações, quer ao nível das condições de segurança, bem como no que diz respeito à saída de trabalhadores por aposentação ou por mobilidade para outros serviços que nunca é colmatada por novas contratações.
Assim, estes trabalhadores reivindicam a contratação imediata de trabalhadores, compensações por funções específicas e de risco, o reforço da presença de forças policiais, o aumento do salário e a valorização da carreira.
No mesmo dia, os trabalhadores das cantinas escolares estarão em greve nacional. Segundo o Sindicato da Indústria de Hotelaria, Turismo, Restaurantes e Similares do Norte, o protesto prende-se, sobretudo, com os elevados níveis de precariedade que vivem no sector. Está agendado um protesto para o congresso da AHRESP (entidade patronal) que começa amanhã, em Aveiro.