PCP presente em Madrid e Barcelona

O PCP esteve em Madrid e Barcelona, a participar respectivamente na Festa do Partido Comunista de Espanha (PCE) e na Festa Realitat, promovida pelos Comunistas da Catalunha e pela fundação Neus Catalá.

O PCP contactou com muita gente em Madrid e Barcelona

De 27 a 29 de Setembro realizou-se, em Rivas Vaciamadrid, Madrid, a anual Festa do PCE. O PCP esteve uma vez mais presente com um espaço próprio onde foi possível contactar visitantes oriundos das várias regiões de Espanha, e de outras partes do mundo, e que permitiu confraternizar e conversar sobre a intervenção do PCP.

No espaço havia uma banca com materiais diversos, entre os quais livros, bem como bebidas portuguesas e o habitualmente apreciado café. Ao longo de todo o evento, o PCP recebeu manifestações de solidariedade dos visitantes para com a sua luta em defesa dos direitos e interesses dos trabalhadores e do povo português.

O PCP fez-se representar por Sandra Pereira, do Sector Intelectual da Organização Regional de Lisboa, e por António Pereira, da Comissão Política da Direcção Nacional da JCP, acompanhados, ainda, por outros membros da JCP.

Sandra Pereira participou no debate «A visão dos partidos comunistas europeus sobre a energia», em que, para além do PCE e do PCP, participaram também representantes do Partido Comunista Francês e do Partido do Trabalho da Bélgica, partidos que no âmbito das eleições para o Parlamento Europeu, em Junho de 2024, apresentaram a sua visão partilhada sobre as questões da energia, defendendo uma política energética ao serviço dos povos e do planeta.

No comício que se realizou na noite de sábado, momento alto da Festa, o Secretário Geral do PCE, Enrique Santiago, analisou o caminho percorrido até ao momento e enquadrou a situação política nacional e internacional, apontando os objetivos do PCE. Na sua intervenção, expressou a solidariedade com todos os povos do mundo e as suas lutas, em particular com os povos palestiniano e sarauí, solidariedade que esteve presente ao longo de toda a Festa.

25 de Abril em destaque
No dia 28 teve lugar mais na praça dos trabalhadores Harry Walker, em Barcelona (local de grandes tradições de luta popular e antifascista), mais uma edição da Festa Realitat, uma realização conjunta dos Comunistas da Catalunha e da Fundação Neus Català.

Esta edição deu um particular destaque à celebração do 50.º aniversário da Revolução portuguesa de 25 de Abril de 1974, com uma exposição e um debate, tendo como oradores José Augusto Esteves, da Comissão Central de Controlo do PCP e a historiadora Lúcia Aliagas. No debate esteve patente o grande interesse e atenção que continua a suscitar a Revolução de Abril, as suas experiências, conquistas e originalidades e os seus impactos não apenas na transformação da realidade portuguesa, mas também no plano internacional, nomeadamente em Espanha sob a ditadura franquista. O debate também permitiu tratar dos desafios da luta de hoje.

Uma participada Festa, onde o PCP e a JCP, com a presença de Mariana Metelo, participaram também com uma banca na área internacional, assegurada igualmente pela Organização de Emigração do PCP, com materiais e publicações do Partido e da Festa do Avante!.

A Festa Realitat contou ao longo do dia com várias actividades, debates e concertos, uma feira do livro, uma área da criança, um espaço internacional e com a realização de um concorrido almoço popular com um prato típico da gastronomia regional.

Foi num ambiente de convívio fraternal, onde esteve presente não apenas a cultura e a reflexão política, mas a alegria e camaradagem, que Hector Sanches, Secretário-Geral dos Comunistas da Catalunha, se dirigiu aos presentes, saudando a sua participação e apontando as tarefas do imediato, nomeadamente a realização do 3.º Congresso dos Comunistas da Catalunha, que se realizará em Dezembro.

 



Mais artigos de: Europa

A UE e a habitação

Por oportunismo ou oportunidade, muito se tem falado sobre a chamada “crise da habitação”. Não é uma tendência dos últimos dias, já na campanha das eleições para o Parlamento Europeu muitos encheram a boca com os problemas, propostas e supostas soluções. Muitos daqueles que, em tempos, foram executores e/ou cúmplices...